De acordo com a Federação Europeia dos Bancos Alimentares, 89 milhões de toneladas de comida acabam no lixo todos os anos, em todo o mundo. O que equivale, em média, a 179 quilos de comida por pessoa. Todo este desperdício acontece num planeta em que cerca de 870 milhões de pessoas estão desnutridas ou passam efectivamente fome.

Em Portugal, todos os anos são desperdiçados 97 kg de comida por pessoa. Consciente da responsabilidade social da empresa, o Pingo Doce comprometeu-se a lutar contra o desperdício alimentar. Nos últimos três anos, o Pingo Doce doou o equivalente a mais de 34 milhões de euros a centenas de instituições de solidariedade.

Soluções Pingo Doce

Um caso de sucesso de combate ao desperdício tem sido a unidade de negócio das Meal Solutions – especializada em fornecer as refeições no Sítio do Costume, a Cozinha de Odivelas estabeleceu parcerias com os produtores de vegetais da região do Oeste para a compra de produtos sem calibre ou aspecto para venda.

Apenas no primeiro semestre de 2014, quase 600 toneladas desta “comida feia” foram usadas para fazer sopa na nossa cozinha.

E, porque o nosso compromisso é a frescura e a qualidade dos produtos que levamos todos os dias para as nossas lojas, outra forma de combater o desperdício alimentar tem sido a prática de comprar preferencialmente a fornecedores locais. Reduzimos, assim, as etapas no processo de abastecimento desde o momento em que o produto é colhido até ao momento em que chega a si.

A Responsabilidade Social do Pingo Doce abarca ainda outras áreas de intervenção: a reciclagem, as condições de emprego,  a Dieta Mediterrânica e o apoio à produção nacional.