A qualidade do vinho não depende apenas da marca, ano de colheita ou casta. Depende também da forma como os armazena em casa. Saiba algumas regras que deve adoptar para que os seus vinhos se mantenham sempre com a melhor qualidade.

vinhos

Mantenha os vinhos longe da luz solar directa ou da turbulência dos electrodomésticos

Onde

Os vinhos devem ser guardados em locais escuros, sem qualquer luz do sol directa. Luzes artificiais, nomeadamente as fluorescentes, também são de evitar, uma vez que a exposição prolongada à luz pode influenciar o sabor do vinho. Saiba que os vinhos brancos são mais sensíveis à luz do que os tintos, no entanto ambos devem ser resguardados.

Caso não tenha uma adega ou uma despensa, mantenha os vinhos numa caixa fechada. Caso os coloque num armário aberto tape-os com um pano. Não guarde as garrafas junto de electrodomésticos, já que o calor também influencia o aroma e o sabor do vinho. As garrafeiras frigoríficas, embora menos acessíveis, são uma boa opção.

Como

O ideal é armazenar os vinhos tintos a 18º. A humidade do ar também é muito importante: se for muito baixa a rolhas vão diminuir de tamanho (como se desinchassem), podendo permitir a entrada de oxigénio no vinho, o que não é bom. O ideal é ter uma humidade de 65%.

As garrafas devem ser guardadas na horizontal e não na vertical, para que o vinho esteja sempre em contacto com as rolhas. A razão é a mesma: estando húmidas não correm o risco de “encolher” e deixar de vedar. Evite guardá-las umas em cima das outras, para que quando precisar retirar alguma as outras não sejam afectadas pelo movimento, uma vez que a trepidação pode alterar o sabor do vinho.

Mais sobre o vinho

Saiba mais sobre o vinho: alguns mitos, como escolhê-lo para uma refeição e as principais regiões vínicas em Portugal.

Seja responsável, beba com moderação.