A cebola ocupa um papel omnipresente na cozinha. Apesar de ser muito importante em quase toda a culinária portuguesa (e de todo o mundo), a cebola é um dos ingredientes mais difíceis da cozinha. Ninguém lhe quer pegar, descascar, cortar ou picar. Todos fogem dela a sete pés e não é só pelo hálito que deixa quando consumida crua.

Quantas vezes deu por si a cortar a cebola às meias luas só para não ter o trabalho de a picar? E quantas vezes desesperou ao tentar descascar uma cebola, camada após camada, até ficar com um legume meio descascado, meio destruído, os olhos cheios de lágrimas e uma enorme irritação? É que ao ser cortada ou picada, a cebola liberta moléculas voláteis que reagem com a humidade dos olhos, formando-se ácido sulfúrico.

As lágrimas são a reacção natural dos olhos para limpar o composto irritante. Não vale a pena esfregar e passar por água nem sempre resulta e a paciência tem limites. As boas notícias é que isso pode acabar. Descascar ou picar uma cebola é mais fácil e rápido do que imagina. Tão rápido que os olhos nem vão ter tempo de se encher de água. A primeira coisa que tem a fazer é cortar o pé da cebola e depois cortá-la ao meio, na vertical. Para que não perca o fio à meada, veja o vídeo e fique a saber a melhor forma de picar cebola.

Tags: