Desde o início de Fevereiro, o Lidl tem vindo a realizar uma campanha de publicidade comparativa onde pretende demonstrar ser o Supermercado mais Barato do mercado. Diz em concreto “Está comprovado: O LIDL é o supermercado mais barato”, fundamentando a alegação num cabaz aleatório de 25 produtos que varia semanalmente e ilustrando graficamente a afirmação com um pódio genérico onde o Lidl está sempre em primeiro lugar e colocando os concorrentes, entre os quais, o Pingo Doce, nos lugares do fundo. Nesta alegação, o Lidl diz que é sempre 10% mais barato do que a concorrência.

Os 25 produtos são escolhidos aleatoriamente de entre mais de 250 produtos, pelo menos, numa base semanal, sendo escolhidos por forma a que, em cada cabaz os preços do LIDL sejam 10% mais baratos do que a concorrência. Nesta campanha, o Lidl conta com o apoio expresso da Marktest que supostamente dá credibilidade aos dados comparativos.

Para lá do facto de que os cabazes não são representativos e de que têm sido escolhidos apenas para demonstrar um suposto preço global 10% mais barato do que a concorrência, isto é, manipulados, apresentam também erros notórios com base em preços erradamente indicados relativamente àqueles que o Pingo Doce efectivamente pratica. Além disso, e nalguns casos compararam produtos não comparáveis ou que nem sequer o Pingo Doce comercializa.

A campanha é enganosa e com ela procura o Lidl demonstrar não apenas que é a cadeia mais barata do mercado como o é em pelo menos 10%. Não é verdade e o Pingo Doce viu-se obrigado a fazer intervir, por um lado, o instituto da Auto Regulação Publicitária (ARP), por outro a Direção-Geral do Consumidor (DGC), para análise da conformidade desta campanha com a lei, designadamente com a lei que regula sobre publicidade comparativa.

A Auto Regulação Publicitária (ARP) e a Direção Geral do Consumidor (DGC) concluiram justamente que a campanha é enganosa, sendo susceptível de induzir o consumidor em erro, violando o princípio da honestidade e da veracidade e as regras da publicidade comparativa, determinando que deve ser imediatamente cessada e não reposta, quer na totalidade, quer em termos parciais, seja em que suporte for, decisão que não está manifestamente a ser cumprida pelo Lidl.

Uma vez que o Pingo Doce, uma marca portuguesa com mais de 40 anos e que sempre tem pautado a sua conduta por transmitir informação correcta, transparente e leal aos seus clientes e ao mercado sobre os produtos e serviços que comercializa, é assim forçada, dado o desrespeito grosseiro e inaceitável do Lidl, a vir a público com esta informação, em defesa do seu bom nome e da verdade devida aos seus clientes e aos portugueses em geral.