A intolerância à lactose é um problema bastante comum, sobretudo no mundo ocidental, onde o leite é mais consumido. De fora está o leite materno, a primeira e única fonte de alimentação nos primeiros meses de vida de um recém-nascido. Afecta 1 em cada 3 portugueses, particularmente adultos, sobretudo idosos. No caso das crianças afectadas, é raro manifestar-se desde o nascimento, excepção feita ao bebés prematuros, uma vez que os níveis de lactose só aumentam no ultimo trimestre da gravidez.

O que é a lactose?

A lactose é o nome científico dado ao açúcar do leite, existindo portanto em todos os produtos lácteos. A lactose é constituída por dois “açúcares”: a glicose e galactose.

O que significa ser intolerante?

A intolerância à lactose pressupõe que o organismo da pessoa não consiga digerir esse açúcar. A origem deste problema está na deficiência de lactase, a enzima que decompõe a lactose em formas mais simples, para permitir a sua absorção. Esta deficiência deve-se ao facto do organismo não conseguir produzir lactase em quantidades suficientes para digerir totalmente a lactose. Daí resulta que este açúcar permaneça no intestino delgado sem ser digerido, podendo causar diarreias e outras situações, tais como cólicas e gases.
A intolerância à lactose é distinta da alergia ao leite. A primeira é uma deficiência enzimática, enquanto a segunda tem origem numa resposta do sistema imunitário à proteína do leite. Os sintomas de alergia do leite são: diarreia, vómitos e vermelhidão da pele. Em situações graves pode mesmo pôr a vida em risco.

Quais são os sintomas da intolerância à lactose?

lactose

O Pingo Doce tem muitas soluções sem lactose à sua disposição, para que possa continuar a desfrutar dos alimentos que mais gosta sem riscos

Normalmente os sintomas são: distensão abdominal (consequência dos gases acumulados), diarreia e, por vezes, vómitos.

Como evitar?

A intolerância à lactose não pode ser tratada, mas os seus sintomas podem ser amplamente diminuídos. A solução não tem necessariamente de passar por eliminar todos os lacticínios da sua dieta. Por vezes é suficiente reduzir as quantidades ou optar por lacticínios sem lactose ou com o um baixo teor de lactose. Em alternativa, existem produtos semelhantes de origem vegetal, tal como as bebidas e iogurtes de soja, bebidas de arroz ou aveia, desde que enriquecidos com cálcio.

Soluções Pingo Doce

Existem hoje muitas soluções sem lactose no mercado para que não tenha de abdicar do seu galão matinal. Apesar de os queijos e iogurtes terem uma concentração de lactose muito menor, a sua ingestão depende do grau de intolerância da pessoa. Algumas pessoas poderão ingeri-los sempre, outras pontualmente, outras em qualquer circunstância. No entanto, também estão no mercado iogurtes e queijos sem lactose.

No Pingo Doce tem à sua disposição leites e derivados lácteos sem lactose, boas alternativas para intolerantes. Se necessário, recorra aos suplementos enzimáticos de lactase para que o organismo consiga digerir confortavelmente o açúcar do leite.

Conheça também a nossa colecção de receitas de sobremesas sem leite e divirta-se na cozinha!