Se não sabe que copo escolher em determinadas ocasiões ou para determinadas bebidas, nós ajudamos. É que, da mesma forma que não se deve cortar o pão com uma faca de mesa, sob pena de o desfazer, também não se deve beber vinho no primeiro copo que vir a jeito. Quem diz vinho, diz qualquer outra bebida. Existem copos certos para cada bebida e nós explicamos quais são.

Experimente colocar o seu vinho preferido numa caneca, num copo estreito e num copo de vinho. Prove. Rapidamente irá perceber que quando bebido no copo certo, o sabor altera-se. É que para o vinho o ar é muito importante. Não é por acaso que os copos apropriados para o beber sejam largos. O ar permite que se sintam todas as particularidades distintas de um vinho, dando-lhe características novas e únicas. Também a cerveja deve ser bebida em copos próprios: altos e estreitos, para que a frescura (a cerveja é para beber gelada, já se sabe) se mantenha.

Já no champanhe ou espumante a grande diferença é provocada pelas inúmeras bolhinhas de ar. São elas que fazem evidenciar o seu sabor. É por isso que os flutes são altos e finos, permitindo uma rápida ascensão das bolhinhas directamente para a boca.

Quanto aos copos de cocktails, devem ser usados para bebidas sem gelo e devem ser levantados pelo pé, para evitar que a bebida aqueça. São ideais para Martinis, Daiquiris ou Manhatans.

Existem tantos copos no mercado que a escolha pode ser bastante confusa. Para acabar com indecisões, más escolhas e dúvidas acerca de quais os melhores copos para cada bebida e para saber que copos deve ter em casa siga o nosso guia de copos. Saiba quais os copos mais indicados para vinho, espumante, cerveja, licor, cocktail e brandy. À sua!

Seja responsável, beba com moderação.

copos