Conheça os principais tipos de sushi e decore os nomes. Vai ser o sucesso do próximo jantar japonês que organizar com os amigos. Clique nas fotografias e descubra os principais tipos de sushi.

Tipos de sushi sashimiSashimi: fatias de peixe cru, acompanhadas por gengibre, molho de soja e wasabi.

Tipos de sushi nigiriNigiri: peixe cru ou camarão cozido (ebi) por cima de arroz.

Tipos de sushi hosomakiHosomaki: rolos mais finos apenas com um ingrediente.

Tipos de sushi temakiTemaki: cone feito de nori (a alga que enrola o sushi) com arroz, peixe cru, abacate ou qualquer tipo de ingrediente que compõe o sushi. São bastante maiores do que os típicos rolinhos de sushi.

Tipos de sushi californiaCalifornia – este rolo de sushi, criado nos EUA, tem o arroz por fora e a alga por dentro.

Tipos de sushi futomakiFutomaki: é um rolo de sushi maior do que os outros, com quatro ou mais ingredientes lá dentro, em vez de apenas um como é habitual. Os de tamanho médio (dois ingredientes) chamam-se chumaki.

 

Sushi: a origem

O sushi é um prato típico japonês que consiste em peixe cru cortado fino (às vezes também é cozinhado), depois introduzido à mão em arroz avinagrado. É uma técnica relativamente recente: só nasceu no século XIX. No entanto, já no século XVIII se faziam rolos de arroz cozinhado com vinagre, mas o peixe não era cru, mas sim preservado (salgado ou em pickle).

Pensa-se que terá sido Hanaya Yohei, um destacado empresário de Tóquio, o primeiro a fazer e vender esta delícia ao balcão de um dos seus bares. Terá sido nesta altura que nasceu o conceito de sushi bar.

Antes da explosão mundial na procura pelo sushi e da imensa oferta entretanto disponível, a formação para o fazer demorava 10 anos. Só depois desse período se era considerado um mestre do sushi, habitualmente chamado de sushi-man. Hoje, o treino reduziu-se para cerca de três a quatro anos.

Países como o Brasil, principalmente na cidade de São Paulo, são famosos pela qualidade do sushi. Portugal está no bom caminho e a qualidade tem melhorado a olhos vistos.

Sushi-bar no Pingo Doce

Existem vários tipos e tamanhos de sushi, desde os mais conhecidos sashimi e nigiri, até a outros menos comuns, como hosomaki, temaki, futomaki, chumaki e california. Ficou com vontade de conhecê-los melhor? A boa notícia é que pode prová-los, comprá-los e levá-los para casa em algumas lojas Pingo Doce.

O Sushi Bar do Hiper Pingo Doce de Telheiras está aberto todos os dias das 12:00 às 15:30 e das 19:00 às 21:30 (sextas e sábados até as 22.30H).

O Sushi Bar do Pingo Doce está também presente no hiper de Sintra. A loja da Boavista (Porto) dispõe de um móvel refrigerado com sushi pronto a levar.

 

Tags: