O Pingo Doce marca presença na Cidade Do Zero, dias 16 e 17 de setembro no Centro Cultural de Belém que conta com várias iniciativas que visam promover a adoção de práticas quotidianas para um dia a dia mais sustentável para todos.

O Pingo Doce apresenta-se aos visitantes da Cidade Do Zero com o mote “Ir às compras sem falhar com o planeta ou com a carteira? Sim, é possível!”. Quem visitar o espaço do Pingo Doce terá a oportunidade de conhecer algumas das soluções presentes nas lojas que promovem práticas mais sustentáveis, como os eco mesh bags – sacos reutilizáveis feitos com 100% algodão e produzidos em Portugal. Estarão ainda presentes vários produtos de Marca Própria que dão a conhecer o profundo trabalho do Pingo Doce no âmbito da melhoria contínua dos seus artigos, por exemplo, a nível da redução da utilização de plástico de uso único nas suas embalagens, através do programa de Ecodesign.

Neste espaço vão ainda existir sessões de showcooking dinamizadas pela equipa de chefs coordenada pelo Chef Executivo do Pingo Doce, Gonçalo Costa, que irá partilhar dicas para combater o desperdício alimentar, e algumas por convidados especiais.workshops de cozinha “Desperdício Zero” e, enquanto parceiro da Cidade Do Zero. O Pingo Doce dá, ainda, nome a uma sala com capacidade para 100 pessoas onde irão decorrer 9 palestras sobre os mais variados temas de sustentabilidade, como os desafios de uma alimentação saudável, a preservação do Oceano, o futuro das embalagens ou o pescado sustentável, por exemplo.

“A associação do Pingo Doce ao evento Cidade Do Zero surgiu de forma natural”, adianta Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce. “A sustentabilidade faz parte do Pingo Doce e está presente em tudo o que fazemos. A nossa actividade é desenvolvida há muito segundo princípios de atuação responsáveis e sustentáveis, sempre cientes de que a nossa dimensão nos traz uma responsabilidade acrescida que assumimos como uma oportunidade de sermos um motor de progresso para consumos e atuações mais responsáveis ao longo de toda a cadeia de valor. Sendo este um dos maiores eventos de sustentabilidade em Portugal, não podíamos, naturalmente, faltar”, conclui.

Já para Catarina Barreiros, fundadora do evento, “a Cidade Do Zero é um evento sobre esperança e mudança. E estas só são possíveis, em simultâneo, quando todos trabalhamos para o mesmo. O Pingo Doce é um exemplo de uma empresa que promove um mundo mais justo e mais sustentável, que abraça verdadeiramente a mudança e que nos inspira enquanto empreendedores comprometidos com o planeta. Perceber que por todo o país existem, por exemplo, fontes de reenchimento ECO Água Filtrada que oferecem uma alternativa real a quem ainda opta por água engarrafada, é uma lufada de ar fresco. O Pingo Doce ajudou a construir esta Cidade Do Zero e, enquanto grande empresa, a fazê-la chegar a mais pessoas. E isto importa porque a sustentabilidade não é só para alguns, é para todos”.

A agenda detalhada deste evento pode ser consultada aqui.