Mercadao

Loja
online

Amar o mar é um dever de todos

Sabia que 97% do território nacional é mar? O imenso mar que faz parte da nossa cultura e que está também intimamente ligado à história do Pingo Doce. Afinal, temos a maior peixaria do país. Por isso, assumimos um conjunto de compromissos que passam por uma Política Ambiental e uma Política de compras rigorosas, com o objectivo de contribuir para a preservação das espécies e dos oceanos. Porque só com uma gestão eficiente e responsável de recursos, é possível continuar a levar até si, todos os dias, o melhor que o nosso mar nos dá. Junte-se a nós e ajude-nos a amar este mar que é de todos.

Compromissos Pingo Doce para contribuir para a preservação dos oceanos

1

Para contribuir para a preservação da biodiversidade, limitamos as acções promocionais de espécies classificadas como “vulneráveis” ou “ameaçadas”. O que exclui espécies provenientes de aquacultura ou de stocks geridos de forma sustentável.

2

Por ser uma espécie “criticamente em perigo”, não comercializamos enguias na nossa peixaria, mesmo as provenientes de aquacultura, dado que os ovos e/ou juvenis provêm de populações em estado selvagem.

3

Para reduzir a captura acidental de outras espécies, todo o peixe-espada preto nacional vendido nas nossas lojas, é pescado à linha.

4

Para reduzir a pressão sobre as espécies mais procuradas, como o salmão, o robalo e a dourada, procuramos alternativas provenientes de aquacultura.

5

Todo o bacalhau comercializado nas nossas lojas é oriundo da Noruega e Islândia, países reconhecidos pelas suas boas práticas de gestão sustentável de stocks.

6

A gama de atum em conserva Pingo Doce tem a certificação Dolphin Safe (método de pesca que evita a captura acidental de golfinhos).

7

As sardinhas em conserva Pingo Doce são capturadas respeitando as cotas de pesca, de forma a garantir a sustentabilidade da espécie. Razão pela qual, não estão disponíveis nas nossas lojas em determinadas alturas do ano.

8

Para minimizar o depósito de plástico nos oceanos, disponibilizamos alternativas reutilizáveis para transporte de compras, como sacos de ráfia e de papel. Brevemente os nossos sacos de plásticos serão feitos com 80% de material reciclado pós-consumo.

9

Em 2009 lançámos os “Oleões”, que disponibilizamos aos nossos Clientes como ponto de recolha dos óleos alimentares. Para além disso, os óleos que usamos nas nossas cozinhas, são encaminhados para empresas que os reciclam e valorizam na sua maioria como biocombustível.

10

Através de projectos de Ecodesign, revemos e melhoramos continuamente as embalagens dos nossos produtos, de forma a reduzir a utilização de materiais poluentes ou escassos. Tudo somado, desde 2011, já reduzimos mais de 15.000 toneladas de materiais de embalagens de produtos da nossa marca.

11

Desenvolver produtos cada vez mais amigos do ambiente é a nossa marca. Como por exemplo, os cotonetes com bastão de cartão que iremos lançar em breve e que permitirão eliminar anualmente o consumo de mais de 25 toneladas de plástico.

12

Até 2022, todas as embalagens dos produtos da marca Pingo Doce estarão sujeitas a um conjunto de rigorosos critérios no desenvolvimento, por forma a garantir um menor impacto ambiental.