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Dieta Mediterrânica

Um estilo de vida saudável e equilibrado

O que é a Dieta Mediterrânica?

A Dieta Mediterrânica é considerada um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo, assenta em pilares simples, que trazem benefícios comprovados à saúde. Grande parte das receitas da revista Sabe Bem e do Pingo Doce seguem os princípios deste verdadeiro Património Mundial e Imaterial da Humanidade e da UNESCO. Saiba mais sobre este estilo de vida tão português e viva ainda mais saudável.

Sabia que…

As receitas com este símbolo seguem os princípios da Dieta Mediterrânica e são certificadas pela nossa equipa de nutrição.

princípios da Dieta Mediterrânica

1

Receitas simples, que protegem os nutrientes (cozidos, sopas, ensopados)

2

Elevado consumo de produtos vegetais

3

Preferência por produtos locais e da época

4

Azeite como principal fonte de gordura

5

Consumo moderado de lacticínios

6

Uso de ervas aromáticas para temperar, reduzindo o sal ao mínimo

7

Consumo frequente de peixe e baixo de carnes vermelhas

8

Vinho tinto às refeições principais e de forma moderada

9

Água como principal bebida ao longo do dia

10

Convívio à volta da mesa e actividade física regular

A origem deste saudável modo de vida

Um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo

Foi este o padrão que Ancel Keys, investigador norte-americano, encontrou nos países da bacia do Mediterrâneo quando, na década de 50 do século passado, estudou a estreita relação entre o elevado consumo de gorduras e as doenças cardiovasculares, tendo verificado que a população destes países manifestava menor incidência de doenças cardiovasculares do que em países mais ricos.

Ingredientes para uma vida longa e mais saudável

O trabalho físico moderado ou intenso, o sol, a alegria da convivialidade e uma gastronomia única em sabores e cores, com origem no que a terra dá, revelaram-se os ingredientes para uma vida longa e saudável destas gentes que cultivavam a oliveira, usando apenas azeite para temperos e cozinhar. Comia-se tanto mais quanto mais se trabalhasse a seguir e, por isso, o pequeno-almoço era sempre muito completo e o almoço em maior abundância do que o jantar. Iguarias mais caras e também mais açucaradas e com mais gordura eram reservadas só para dias de festa. Com esta evidência devidamente estudada, a Dieta Mediterrânica tornou-se num modelo cada vez mais admirado em todo o mundo e que o Pingo Doce se orgulha de incorporar também no seu património.

Receitas Sabores Mediterrânicos

Mais de 800 receitas para o seu dia-a-dia

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