Pingo Doce
Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Poupa MaisPoupa Mais

Nutri-Score

A escala que o ajuda a fazer escolhas informadas sobre os alimentos

O que é o Nutri-Score?

O Nutri-Score é um sistema de rotulagem europeu, desenvolvido pela autoridade de Saúde Francesa, que avalia o valor energético e nutricional de um produto. Através de um código de 5 letras (de A a E) e cores correspondentes (de verde escuro a vermelho), simplifica a informação nutricional numa única pontuação, facilitando a escolha de produtos entre semelhantes. A classificação A define os produtos de maior qualidade nutricional e a E aqueles que devem ser consumidos em menor quantidade e frequência.

Sabia que...

O Nutri-Score é um símbolo nutricional presente na parte frontal das embalagens dos produtos alimentares, que fornece informação sobre o valor nutricional dos alimentos. Este logótipo permite que os consumidores façam melhores escolhas alimentares entre produtos da mesma gama ou categoria.

Pingo Doce

Porquê e como o Pingo Doce

contribui para escolhas saudáveis

Ajudar o consumidor a fazer opções alimentares de forma consciente e informada é uma das preocupações do Pingo Doce. Um papel que assume activamente, através do pilar estratégico “Promover a saúde pela alimentação”. Desde 2006, que o Pingo Doce introduziu voluntariamente a informação nutricional nas embalagens dos seus produtos de Marca Própria, indicando a percentagem de Valores de Referência médios para adultos e crianças. Agora, com a inclusão do Nutri-Score, o cliente pode fazer uma leitura rápida do perfil nutricional do produto sem nunca perder a informação completa que consta da tabela nutricional.

Como funciona?

O Nutri-Score classifica a qualidade nutricional dos alimentos. Um produto classificado com a letra A, sobre verde, é um alimento nutricionalmente mais interessante do que um produto classificado com a letra E, sobre vermelho. Para esta classificação contribuem factores como a percentagem de fruta, hortícolas, leguminosas, oleaginosas, óleo de colza e de noz e azeite, bem como a quantidade de fibra e de proteínas.

O Nutri-Score avalia os produtos de acordo com o seu perfil nutricional e não de acordo com a lista de ingredientes.

Privilegiar o consumo

Perfil nutricional aconselhado

Valorizado na Dieta Mediterrânica

Moderar o consumo

Perfil nutricional menos interessante

Consumir em menor quantidade

Como é calculado?

Para calcular a pontuação de cada produto, é usado um algoritmo matemático que tem em conta a composição natural do produto.
A classificação é obtida mediante a ponderação entre componentes cuja presença é mais desejada e aqueles cuja presença deve ser mais restringida. O resultado é depois convertido na escala da Nutri-Score, que varia entre cinco cores, do verde escuro, associado à letra A até ao laranja escuro, associado à letra E. No entanto, esta classificação não pretende ditar o que se pode ou não se pode consumir. Enquanto os alimentos mais à esquerda da escala devem ser consumidos com maior frequência, os alimentos mais à direita devem ser consumidos de forma ocasional, embora todos possam fazer parte de uma dieta variada.

A privilegar

Fibras, frutas, vegetais e proteínas

A limitar

Calorias, açúcares simples, ácidos gordos saturados e sal

Útil para comparar produtos da mesma categoria

Ajuda a comparar vários tipos de óleo de acordo com o teor de gordura saturada. Enquanto a manteiga, os óleos de coco e de palma obtêm um E, o azeite e os óleos de nozes e colza obtêm um C.

Ajuda a escolher alimentos para uma refeição

Para o pequeno-almoço, por exemplo, ajuda a escolher entre pão, bolos, cereais ou bolachas e, até, entre vários tipos de cereais (flocos de milho, muesli, arroz tufado com chocolate) ou diferentes marcas.

O que deve saber sobre o Nutri-Score?

É colocado na frente da embalagem para facilitar a leitura

Útil para uma escolha rápida, no entanto não dispensa a leitura cuidada da tabela nutricional e lista de ingredientes

As letras são apenas uma ajuda para a construção de uma dieta variada e equilibrada, acompanhada de actividade física

Uma melhor classificação não é sinónimo de que os produtos são mais saudáveis

As classificações D e E não prejudicam um produto, apenas significam que devem ser consumidos com moderação

As classificações A e B não significam que o produto deve ser consumido sem moderação

O Nutri-Score não tem em conta a presença de micronutrientes (como vitaminas e minerais), nem a presença ou ausência de aditivos.
Perguntas frequentes

O que é o Nutri-Score?

A que produtos se aplica o Nutri-Score?

Quais são os artigos em que o Nutri-Score não se aplica?

Ver Mais
De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde