Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Fechar pesquisa
Poupa MaisPoupa Mais

Prémio de Literatura Infantil

 Pingo Doce

António Pedro Martins

António Pedro Martins

António Pedro Martins é natural de Coimbra, tem 44 anos e é o autor da história escolhida pelo júri: “Leituras e Papas de Aveia”.

Escultor de formação, António Pedro (Tó Pê para os amigos) passou também pelo ensino, como professor de Educação Visual. Nasceu em Coimbra e vive em Condeixa-a-Nova com a sua mulher e a pequena Olívia de quatro meses, a grande inspiração para o texto vencedor da 7.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.

“Tudo teve início quando soubemos que íamos ter uma filha. Este conto começou por ser uma história para contar à Olívia, longe da possibilidade de vir a ser reconhecido e premiado”, afirma António Pedro. Olívia surge, assim, como a protagonista de “Leituras e Papas de Aveia”, um conto que explora dois grandes conceitos: “a importância de ler e aprender com o que os livros têm para nos ensinar, e a ideia de que não podemos dizer que não gostamos das coisas sem as conhecer”, explica António Pedro.

Segundo o autor, “a história é animada e cheia de ritmo, com as aventuras dos habitantes de uma pequena aldeia de monstros, personagens com características humanas inspiradas na realidade”.

“Estes pequeníssimos monstros são miniaturas que moram nas molas do colchão de Olívia, têm nomes divertidos e descobrem um livro de receitas onde aprendem a cozinhar deliciosas papas”, revela Laurinda Alves, em representação do júri, constituído também por Leonor Riscado, Mário Cordeiro, Rosário Araújo e Sara Miranda.

Apesar do gosto pela escrita, António Pedro nunca pensou seguir este caminho. “Nasceu uma filha e nasceu agora um pai escritor. Este prémio dá-me um grande incentivo e desperta-me um novo interesse. Sentir que gostaram desta história exalta em mim uma enorme vontade de escrever ainda mais”, afirma o autor.

Duarte Carolino

Duarte Carolino

Vencedor Ilustração - 7.ª Edição
Duarte Reis Carolino, 48 anos, vive em Tomar e teve na filha Luísa, de 8, um apoio na missão de dar vida às “Leituras e Papas de Aveia”, história vencedora da categoria de texto, da edição deste ano.
Saber mais

Todas as edições

Conheça os livros e os autores vencedores, das edições anteriores do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.

Uma iniciativa de:

De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde

É tão bom
encontrar-nos assim.

Em qualquer lado.

Encontre-nos em: