Desenvolvemos a nossa atividade segundo princípios de atuação responsáveis e sustentáveis, com a consciência de que os recursos da Terra são finitos e que cuidar deles é uma missão diária, no qual todos temos um papel a desempenhar.

Procuramos combater o desperdício alimentar em todas as frentes, através de várias iniciativas que, só em 2021, evitaram que mais de 14.470 toneladas de alimentos fossem desperdiçadas, entre as quais:

Legumes Feios – Os legumes considerados “feios” (com tamanhos, cor ou forma não padronizados, mas com perfil nutricional igual aos outros e, portanto, totalmente aptos para serem consumidos) – que costumavam ser deixados nos campos de cultivo pelos produtores pela dificuldade de escoamento – são comprados pelo Pingo Doce à produção e incorporados nas sopas feitas nas nossas cozinhas centrais, ou transformados em legumes prontos a utilizar, a chamada “4ª gama” (ex. saladas, legumes pré-cortados, etc). Só em 2021, o Pingo Doce utilizou mais de 3.520 toneladas de legumes não calibrados em sopas e produtos de 4.ª gama.

Produtos com Desconto – Os produtos que estão próximos de atingir a data de validade, mas que conservam todas as garantias de qualidade, são identificados com uma etiqueta de preço cor laranja e vendidos a preços promocionais. Esta iniciativa já permitiu evitar o desperdício de 4.700 toneladas de alimentos.

Doação de Alimentos – Quando os alimentos estão aptos para serem consumidos, mas não podem ser vendidos, doamo-los a instituições que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade nas comunidades próximas das nossas lojas. Em 2021, o Pingo Doce doou géneros alimentares equivalentes a mais de 6.200 toneladas, apoiando atualmente, numa base regular, mais de 500 instituições, como a Refood, a Comunidade Vida e Paz, o CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo) ou a Cáritas.

Receitas Desperdício Alimentar Zero – Acreditamos que podemos contribuir para que todos os portugueses reduzam o desperdício alimentar em casa. Por isso, na revista Sabe Bem, no site pingodoce.pt e nas nossas redes sociais disponibilizamos receitas, criadas pelo Pingo Doce e acompanhadas pela nossa equipa de Nutrição, para que cada vez mais pessoas tenham alternativas de aproveitamento de alimentos e sobras de refeições nas suas casas, evitando o desperdício, poupando dinheiro e salvaguardando o ambiente.

Com o lançamento do livro de receitas “Desperdício Zero à Mesa com o Pingo Doce”, em 2019, incentivamos o aproveitamento de sobras e apresentamos dicas de conservação de alimentos, possibilitando a redução do desperdício na cozinha dos portugueses. Em Setembro de 2021, para assinalar o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, disponibilizámos no nosso site mais de 180 receitas que ensinam a tirar o máximo partido dos alimentos e evitar o desperdício.

Disponibilizamos agora o e-book gratuitamente aqui.

Selo “Produção Sustentável Consumo Responsável” da CNCDA – Somos a primeira cadeia de retalho alimentar em Portugal a receber o selo “Produção Sustentável Consumo Responsável” da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA). Esta distinção foi resultado de um conjunto de boas práticas que implementámos, tendo em vista o nosso compromisso de reduzir o desperdício alimentar para metade até 2030.

Fomos, aliás, os primeiros no retalho alimentar em Portugal a calcular de forma independente e a divulgar publicamente a sua pegada de desperdício alimentar.

Se é um facto que a cozinha e a comida são parte da “alma portuguesa” e que o interesse pela culinária está a crescer, todos os pequenos gestos podem ter impacto no mundo em que vivemos.

Diariamente fazemos por estar à altura da confiança que centenas de milhares de portugueses depositam em nós, que agradecemos reforçando o nosso compromisso de mobilização para o combate ao desperdício alimentar, nas várias formas que pode assumir.

Se pertence a uma instituição que pretende receber donativos de produtos das lojas Pingo Doce, inscreva-se, preenchendo o formulário disponível aqui.

Selo Todos contra o desperdício