Quando se segue uma receita em inglês, as medidas são diferentes. Fala-se em cups (chávenas) em vez de gramas ou mililitros, e em graus fahrenheit em vez de centígrados.

A maior parte dos países do mundo segue a medida dos graus em celsius, no entanto, nos EUA e em alguns países do Caribe, por exemplo, a medida utilizada é a fahrenheit. O nome vem do seu inventor, o físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit, que além de ter criado esta escala de temperatura em 1724, é também o inventor do termómetro com mercúrio (1714).

Entre as décadas de 1960 e 70 quase todos os países adoptaram a escala de temperatura celsius, para que fosse uma medida standardizada em todo o mundo.

Na escala celsius, 0ºc é o ponto em que a água congela e 100ºc o ponto em que a água ferve. Esta fórmula é muito mais simples, daí ter sido adoptada por quase todo o mundo em substituição do complicado Fahrenheit. Esta escala de medição foi criada pelo astrónomo sueco Andres Celsius em 1742 (os grandes inventores e cientistas gostam de baptizar as suas descobertas com o próprio nome).

Quanto às medidas, a maioria das receitas inglesas usam as chávenas como medida. Assim, em vez de, por exemplo, referirem que um bolo leva 100g de farinha, dizem que leva meia chávena. Uma chávena (cup) leva cerca de 140g de farinha mas leva 200 de açúcar. Confuso? Calma.

Apesar das diferenças, o resultado é o mesmo se, claro, seguir à risca as medidas. No entanto, o processo pode ser dificultado se não souber as equivalências. É aí que nós ajudamos.  Não sabe a quantos mililitros equivale uma chávena? Ou quantos graus centígrados são 500F? Basta seguir a nossa tabela de conversão de medidas para que nunca mais tenha dúvidas e para que possa seguir todas as receitas que lhe apetecer. Se quiser começar já a praticar as chávenas e gramas experimente as nossas receitas.

infografia tabela de conversão de medidas: de chávenas para gramas, chávenas para mililitros...