As amêndoas são um fruto gordo indissociável da Páscoa. Se olhar para as amêndoas da Páscoa com atenção verá que se parecem com pequenos ovos coloridos. Com uma razão de ser: estas amêndoas são um tributo aos ovos, símbolo da Páscoa e da renovação da vida que chega com a Primavera. Em Portugal, as amêndoas fazem parte de muitas tradições e rituais ligados à Páscoa e todas elas pressupõem uma regra: devem sempre ser oferecidas.

No seu estado original, a amêndoa inclui na sua composição magnésio, fósforo, vitaminas B2 e E, biotina e mais de 50% de gordura mono-insaturada, uma aliada da saúde cardiovascular, devendo por isso fazer parte da sua dieta.

Tipos de amêndoas

As amêndoas da Páscoa são normalmente brancas ou coloridas (rosas e azuis sobretudo) e em açúcar, mas também são tradicionais as com chocolate por dentro ou até por fora (por vezes polvilhadas com canela). Há ainda a versão cobertas de açúcar caramelizado e muitas outras versões.

Mais recentemente surgiram drageias de açúcar e licor, com formas que vão dos bebés, aos morangos, passando por leitões e cenouras. São pintadas à mão e fabricadas o ano todo para fazerem as delícias de muitos na Páscoa. Tempos houve em que nem os pinhões escapavam à cobertura de açúcar em rosa, branco ou azul.

Dê preferência às que têm corantes naturais, produzidos a partir de concentrados de frutos e vegetais, em detrimento dos artificiais.

Apesar de haver cada vez mais derivações de amêndoas da Páscoa, com vários tipos de chocolate, recheios e embalagens brilhantes, as amêndoas continuam a ser um clássico da festividade, uma excelente oferta para todas idades.

Tradição nacional

No Minho era costume as raparigas novas oferecerem ovos aos rapazes, pedindo em troca que lhes dessem amêndoas.

Na Figueira da Foz, o primeiro a escolher um padrinho e a pedir-lhe amêndoas, era o que as recebia no domingo de Páscoa.

Em Torre de Moncorvo as amêndoas são enroladas à mão numa calda de açúcar por mulheres experientes. As amêndoas são primeiro peladas e torradas e só depois envolvidas na calda. Levam uma semana a fazer, rodando lentamente – e à mão – na calda de açúcar até ficarem prontas. O resultado final são umas amêndoas de capa branca, irregular, a fazer lembrar uma renda.

Em Alcobaça ainda há quem mantenha o fabrico de amêndoas de forma artesanal. Além da versão coberta de açúcar caramelizado (castanhas e irregulares), também se fazem com recheio de frutas como framboesa ou limão.

Saiba mais sobre a Páscoa no Guia Especial Pingo Doce que lhe preparámos.