Usar a faca errada

Quando está na cozinha corre o risco de estragar o alimento ou até de cortar um dedo. Com a faca certa a sua vida torna-se bem mais simples. Opte por uma faca de chef, de lâmina larga e comprida, e faça a maioria dos cortes com ela. É boa para cortar alimentos mais duros (como abóbora) e mais pequenos (como picar alho ou cebola). Use uma faca pequena para tirar sementes, descascar vegetais ou fruta de tamanho menor. Para pão, bolos mais delicados e até vegetais de casca mais fina, como o tomate, opte por uma faca de serrilha.

Cozer massa numa panela demasiado pequena

Arrisca-se a ficar com a massa pegajosa, colada e sem graça. Faça como os italianos: ponha água numa panela bem grande e deixe ferver. Junte o sal e a massa. Mexa de vez em quando para que a massa não fique colada e tire do lume assim que estiver al dente.

Usar uma tábua demasiado pequena

Por muito que goste da sua tábua pequena, é capaz de não ser a ideal para cortar alimentos. O facto de ter pouquíssimo espaço de manobra pode fazer com que se corte e com que a cebola, por exemplo, esteja sempre a cair para a bancada. Este tipo de tábuas é bom para pequenas tarefas, como cortar um limão ou um dente de alho. Opte por uma tábua com, pelo menos, 30 ou 40 centímetros. Dica: ponha uma folha de papel de cozinha ou um pano húmido debaixo da tábua para impedir que ela deslize.

Pôr as facas na máquina da loiça

A força dos jactos de água faz com que as facas batam nos outros talheres e no cesto da máquina, estragando as lâminas. O calor intenso da máquina também não faz bem à saúde das facas. Lave-as à mão com a parte mais macia da esponja e seque-as imediatamente. As suas facas vão assim viver muitos mais anos.

Encher a frigideira de comida

Estamos solidários com a preocupação em sujar pouca loiça… Também percebemos a necessidade de despachar o jantar rapidamente. Mas ao encher em demasia a frigideira com bifes, costeletas ou peitos de frango, faz com que o calor fique preso debaixo da carne, cozendo a comida ao invés de a tostar. É por isso que os seus bifes não ficam com o mesmo ar brilhante e suculento que os dos concursos de culinária e que os peitos de frango não caramelizam. Experimente ainda secar a carne com papel de cozinha antes de a cozinhar e colocá-la na frigideira de forma a não tocar noutras peças. Repita as vezes necessárias até ter a carne toda cozinhada caso não tenha uma frigideira suficientemente grande.

Usar frigideiras anti-aderentes

As frigideiras anti-aderentes fazem com que os alimentos cozinhem de forma mais lenta, impedindo que fiquem agarrados ao fundo. Se o objectivo é selar carne e fazer com que o bife ou a costeleta ganhe uma crosta tostada e deliciosa, use uma frigideira de metal. Guarde as anti-aderentes para alimentos mais delicados como peixe ou ovos.