Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Fechar pesquisa
O Meu Pingo DoceO Meu Pingo Doce

Frango do Campo: versátil e nutritivo

Versátil, saboroso e bastante nutritivo, o frango do campo honra qualquer receita. Saiba mais sobre esta carne branca e os seus benefícios nutricionais.

Frango do Campo: versátil e nutritivo

De textura suculenta e sabor incomparável, o frango é uma das carnes mais consumidas a nível mundial.

Além de acessível, trata-se de uma carne branca e, por isso, considerada mais saudável do que a vermelha. É, também, um alimento muito versátil, que permite improvisar na cozinha e uma excelente opção para refeições mais rápidas.

Benefícios nutricionais do frango

O frango é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, que fornecem aminoácidos essenciais. Estes, apesar de serem fundamentais para o nosso corpo, apenas são obtidos através da alimentação, uma vez que o nosso organismo é incapaz de os produzir.

Além disso, o frango é, por excelência, fornecedor de proteínas do complexo B (B2, B6, niacina e B12), mas, também, fonte de potássio e fósforo. Características que contribuem para aumentar a imunidade, fortalecer o organismo e gerar mais energia.

Por sua vez, o baixo teor em gordura saturada coloca o frango num lugar privilegiado, quando comparado com a vaca, o porco, o borrego ou outras carnes vermelhas. Desta forma, o frango pode ser uma boa opção para quem deseja adotar uma alimentação mais saudável, controlar o peso e prevenir doenças cardiovasculares.

Qual a diferença entre o frango do campo e o frango convencional?

O frango do campo pertence a uma raça de crescimento lento, tendo como idade mínima de abate cerca de 81 dias, mais tempo do que o convencional.

As suas características, aliadas ao crescimento em áreas de maior dimensão e à alimentação à base de cereais, conferem-lhe mais sabor e suculência.

Frango do campo Pingo Doce

Produzido no Centro do país, na Campoaves, em pleno contacto com a natureza, o frango do campo Pingo Doce preserva toda a qualidade e sabor. O processo inicia-se com a chegada das aves à exploração, com um dia de vida (frango do dia). Depois, são colocadas em instalações com a temperatura ideal à sua idade e fácil acesso a água e comida.

Durante o dia, estes animais têm acesso contínuo a um espaço ao ar livre e, de noite, são recolhidos de forma a ficarem protegidos das temperaturas mais frias e eventuais predadores.

O método de produção ao ar livre é baseado no respeito pelo bem-estar dos animais e pelo meio ambiente envolvente. Caracteriza-se ainda por animais de crescimento lento (idade mínima de abate de 81 dias), baixa densidade de produção (menos de 12 aves por m2), uma área exterior de 2 m2 por ave e uma alimentação à base de cereais (mínimo de 70 %).

Por isso, no rótulo, além da marca Pingo Doce, da garantia de qualidade a comprovar a sua distintiva forma de criação, o frango do campo ostenta ainda a certificação da SGS, organismo independente de controlo.

Saiba mais sobre o talho Pingo Doce e conta com a ajuda
e conselhos dos nossos talhantes.

Como conservar frango

Após a compra, recomenda-se que o frango do campo seja imediatamente acondicionado no frigorífico. Deve ser colocado na zona mais fria, ou seja, nas prateleiras de baixo, a uma temperatura máxima de 3 ºC, e até à data de validade indicada na embalagem.

Por outro lado, o frango também pode ser congelado. Para isso, deve estar devidamente embalado e, uma vez descongelado, não se deve voltar a congelar.

Como aproveitar tudo no frango

Para evitar desperdícios na cozinha, deve-se aprender a aproveitar a carne de frango ao máximo.

  • Opte por comprar um frango inteiro – é mais económico e sustentável.
  • Congele as partes que não vai utilizar de imediato.
  • Utilize a carcaça para fazer caldos de aves e dar mais sabor a novas receitas.
  • Quando tiver sobras de frango já cozinhado, desfie-o e prepare um delicioso frango à brás.

Como cortar frango

Se não quiser cozinhar o frango inteiro, corte-o em três partes: peito, asa e coxa. Evite retirar a pele e cortá-lo em pedaços muito pequenos para não secar. Faça-o em tábuas diferentes das que utiliza para outras carnes e alimentos, e igualmente com as facas e outros objetos de corte.

Sem ideias para cozinhar? Inspire-se com as nossas receitas com frango do campo.

De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde

É tão bom
encontrar-nos assim.

Em qualquer lado.

Encontre-nos em: