Entre procissões, almoços em família, missas, amêndoas e ovos de chocolate, as tradições da Páscoa variam conforme os países e regiões do globo. Uma vez que a Páscoa se celebra muito próximo da chegada da Primavera no hemisfério norte, os ovos coloridos são uma das tradições mais comuns nestes países. Conheça estas e outras tradições em alguns países.

Volta ao mundo

Estados Unidos: No Domingo de Páscoa as crianças vão à caça de ovos coloridos e de doces que o coelhinho da Páscoa deixou escondidos. Os doces estão dentro dos ovos de plástico coloridos. Muitas crianças pintam ovos também. As cores mais usadas são o rosa, o amarelo, o verde e o laranja, cores associadas à Primavera.

Espanha: Como na Semana Santa não se pode comer carne, o prato típico chama-se potaje de vigília e leva bacalhau, grão e espinafres ou acelgas. Além deste prato típico, fazem-se procissões e reconstituições da via sacra por todo o país, onde as multidões saem à rua. A tradição é especialmente forte na Andaluzia, uma das regiões mais católicas. A Semana Santa de Sevilha é especialmente famosa e atrai milhares de pessoas.

Reino Unido: Além do aspecto religioso, com cerimónias nas igrejas e decorações com folhas de palmeira (palmas), também os ovos da Páscoa fazem parte da tradição no Reino Unido. No Domingo de Páscoa as crianças vão à caça dos ovos que o coelhinho escondeu. Na Escócia é tradição fritar um ovo de chocolate recheado de fondant.

páscoa

A caça aos ovos é uma das tradições mais comuns em vários países

França: Come-se o borrego no Domingo de Páscoa, tal como em Portugal. De manhã, as crianças vão à caça dos ovos que, em vez de serem deixados por um coelho, são largados por sinos voadores. A mesa de Páscoa é alegre, decorada com flores e vários pratos típicos, como forma de boas-vindas à Primavera.

Argentina: Como acontece em Portugal, não há caça aos ovos nem coelho da Páscoa. A maior tradição na Argentina é a enorme peregrinação à cidade de Tandil. Em vez das folhas de palmeira, são os ramos de oliveira que são abençoados e distribuídos pelos sacerdotes. À mesa, comem-se as empanadas de vígilia, sem carne, com recheio de atum ou vegetais e, no Domingo de Páscoa, come-se o borrego no churrasco. Nos doces, divide-se um grande ovo de Páscoa de chocolate por toda a família e comem-se roscas da Páscoa, um bolo muito parecido com o nosso bolo-rei.

Brasil: No Domingo de Páscoa a caça aos ovos faz-se em casa. Há pais que espalham farinha no chão e fazem a marca das patas do coelho a indicar o caminho até aos ovos. Os ovos são apenas de chocolate. No dia anterior, as crianças fazem ninhos para o coelho da Páscoa, em papel ou em palha, e deixam cenouras para que ele coma. O prato mais típico é o bacalhau no forno, normalmente acompanhado de cuscuz ou farofa. As procissões fazem-se sob tapetes de flores, folhas e cascas de madeira. No dia da Páscoa as famílias juntam-se para almoçar e trocar ovos de chocolate.

E em Portugal?

No nosso país a Páscoa é vivida intensamente, representando uma das oportunidade de reunir toda a família e… comer as coisas boas que tanto gostamos! Conheça as principais iguarias e tradições da Páscoa em Portugal.

Pintar ovos na Páscoa é uma das mais fortes tradições também em Portugal. Aprenda como pintá-los.

Saiba mais sobre a Páscoa no Guia Especial Pingo Doce que lhe preparámos.