O facto de ser composto quase na sua totalidade por água torna o pepino um alimento muito poderoso, sendo um dos maiores aliado na hidratação do corpo. Portanto, se é daquelas pessoas que tem dificuldade em consumir a dose diária de água recomendada, o pepino pode ser uma ajuda. Por exemplo, se comer rodelas de pepino cruas o seu organismo ficará muito mais hidratado e ainda desintoxicado, dado que a água presente neste legume é poderosa a eliminar as toxinas e outras substâncias nocivas presentes no nosso corpo.

Mas os benefícios do pepino não se ficam pela hidratação.  Quando ingerido, alivia a azia e se for colocado numa queimadura na pele, ajuda a aliviar os sintomas. Além disso, é uma importante fonte de vitamina K, que ajuda à coagulação sanguínea, assim como de vitamina A, B e C.

O pepino, da família do melão e da abóbora, é originário da Ásia e foi trazido para a Europa pelos romanos. É crocante, nutritivo, pouco calórico e bastante popular. Apesar de sermos tentados a colocá-los apenas nas saladas, ficam muito bem estufados ou como acompanhamento de peixe e marisco. O endro é o seu companheiro natural mas também combina muito bem com coentros, cebolinho ou menta.

 

Aprenda a fazer uma salada de pepino com tomate seco e uvas aqui.

 

Tags: