A carne Angus do Pingo Doce, que conquistou o reconhecimento e certificação em bem-estar animal, tem origem nas explorações da Best Farmer (empresa do Grupo Jerónimo Martins), localizadas no Cartaxo e em Manhente, bem como em produtores nacionais que colaboram directamente com a Best Farmer.

A atribuição da certificação reflete o respeito com que os animais são tratados e está assente em quatro aspectos fundamentais:

• Boa alimentação de qualidade e equilibrada: alimentação à base de silagem de milho nacional e de subprodutos da industria alimentar local (tais como tomate, cenoura, batata doce e dreche de cervejaria). Desta forma, além de se promover uma alimentação adequada, estimula-se uma economia circular bem como a redução do consumo de água pelos animais;

• Boas instalações: espaço adequado, com camas sempre secas e confortáveis, com controlo de temperatura para evitar stress térmico. Cada parque conta ainda com escovas de massagem que promovem uma boa circulação sanguínea e mantêm os animais limpos conduzindo assim ao relaxamento e o enriquecimento ambiental;

• Saúde animal: animais acompanhados diariamente por uma equipa de médicos veterinários, que recorre às mais recentes técnicas de maneio e prevenção de doença, no sentido de reduzir o stress e promover saúde;

• Expressão dos comportamentos naturais dos animais: espaço adequado e pensado para a manifestação do natural comportamento animal.

“Para o Pingo Doce, esta certificação é mais um passo no compromisso com a sustentabilidade e com a qualidade. Assim, os nossos clientes sabem que, quando compram Angus Pingo Doce, estão a adquirir um produto de elevada qualidade, criado com o máximo respeito pelos animais e pelo meio ambiente”, afirma Maria João Coelho, directora de marketing do Pingo Doce.

Toda a carne da raça Angus do Pingo Doce é nascida em Portugal e é criada por 200 dos melhores produtores portugueses, que trabalham em estreita parceria com a insígnia. Um projecto inovador e pioneiro, estabelecido há cerca de dez anos, que permitiu desenvolver uma raça que até à data não se criava em Portugal.