O Nutri-Score é um símbolo nutricional presente na parte frontal das embalagens dos produtos alimentares, que fornece informação sobre o perfil nutricional dos alimentos. Na prática, este logotipo permite que os consumidores façam melhores escolhas alimentares com maior facilidade, assim como a comparação entre os diferentes produtos da mesma gama ou categoria.

A adesão ao Nutri-Score é mais um passo do Pingo Doce para promover a saúde pela alimentação, uma das nossas principais missões. A nossa Marca Própria conta com uma oferta ampla de produtos, alvo de constantes reformulações nutricionais, de modo a reduzir a quantidade de sal, gordura e açúcar que contêm. É um trabalho que desenvolvemos há muitos anos, com grande transparência, e que é agora complementado com a adopção desta medida”, afirma Rita Manso, directora Comercial da Marca Própria Pingo Doce.

A classificação de cada produto é obtida mediante a comparação entre os nutrientes e os alimentos cuja presença é mais desejada – caso das fibras, proteínas, frutas e legumes – e aqueles cuja presença deve ser mais restringida – calorias, gorduras saturadas, açúcar e sal. Fica de fora desta avaliação a lista de ingredientes, incluindo os aditivos usados, e a presença ou ausência de vitaminas e minerais.

O resultado obtido é depois convertido na escala da Nutri-Score, sendo que esta varia entre cinco cores, desde o verde escuro, associado à letra A, que representa os produtos cujo consumo devemos privilegiar até ao vermelho, associado à letra E, que identifica os produtos cujo consumo deve ser mais limitado, sempre integrado numa alimentação que se deseja variada a ajustada às necessidades individuais. O Nutri-Score aplica-se à maioria dos produtos processados, com excepção das ervas, chás, cafés e fermentos.

Esta é mais uma medida do Pingo Doce no sentido de ‘promover a saúde pela alimentação’ – um dos seus pilares estratégicos de Responsabilidade Social -, numa altura em que os consumidores estão cada vez mais cientes do impacto que a alimentação tem na saúde.

 

Sobre o Nutri-Score:

O Nutri-Score foi criado e implementado em França, em 2017, em virtude da crescente preocupação dos consumidores com a alimentação e o impacto desta na saúde. Dada a dificuldade de alguns consumidores em interpretar a informação nutricional dos produtos, as autoridades governamentais francesas desenvolveram quatro sistemas de rotulagem em conjunto com cientistas, indústria, distribuição e consumidores, e testaram-nos nas lojas de diversos retalhistas. O sistema que obteve o melhor resultado e que foi considerado o mais eficiente foi o Nutri-Score.

Saiba mais  aqui