Tal como a amêndoa, a noz ou a avelã, a castanha é um oleaginoso que se destaca por ser amiláceo, ou seja, muito rica em glícidos e fonte de energia e fibras alimentares. Protegida por um ouriço (um fruto capsular), a castanha é na verdade a semente do castanheiro.

Cultivo de qualidade

No Pingo Doce encontra castanha de alta qualidade, fresca entre Setembro e Dezembro e congelada durante o resto do ano.

Sabor com história

Sabia que a castanha é um dos alimentos mais antigos do nosso país? Muito antes de haver batatas ou pão, as castanhas faziam parte da alimentação diária dos portugueses. À época dos Descobrimentos, as castanhas eram secas e desidratadas para depois serem consumidas nas caravelas.

A castanea sativa, ou castanheiro, foi introduzida na Europa há três mil anos, sendo actualmente uma espécie autóctone em várias regiões de Portugal. Na zona de Bragança existem castanheiros com mil anos, garante Vasco Veiga.

Nacionais e prontas a usar

Longal: uma espécie de calibre médio que permite uma melhor conservação. É doce e a sua maturação acontece a meados de Outubro;
Martaínha: uma espécie de calibre maior. É doce e a sua maturação é precoce, uma vez que acontece em Setembro;
Judia: espécie de calibre maior, doce, e com uma maturação média.

Prepare receitas deliciosas

Cozidas, assadas, fritas ou em puré, as castanhas aparecem com o frio e só o seu cheiro nas ruas das cidades chega para aquecer o coração a muita gente. Use a castanha na preparação dos seus pratos. Sugerimos-lhe uma vitela recheada com castanhas, uma sopa de castanhas ou uma torta de castanhas.

Tags: