Todos os portugueses sabem que o melhor amigo do Natal é o bacalhau. Para que essa amizade seja cada vez mais forte – e especial – damos-lhe um guia completo de como escolher, demolhar, arranjar e cozinhar bacalhau. Além das dicas e truques que o irão transformar num especialista – para isso tem apenas de clicar aqui para aceder ao nosso “Guia Completo do Bacalhau” – damos-lhe três receitas de bacalhau que poderá usar na noite da consoada e até no dia de Natal, e dois acompanhamentos deliciosos e originais. No entanto, e como o Natal é para todos, não nos esquecemos de quem gostaria de ter outras opções à mesa: peru e camarão tigre. Bom apetite!

Bacalhau e Natal: guia para a perfeição

O nosso guia sobre bacalhau tem tudo o que precisa de saber para se tornar especialista

Como escolher bacalhau:

Há uma série de características que fazem toda a diferença na hora de escolher o melhor bacalhau. Tome nota:

bacalhau

Não tenha medo de mexer no bacalhau. O toque é fundamental na altura de escolher

1.O bacalhau deve apresentar uma cor amarela, tom de palha;
2.Deve estar bem seco e bem curado, isso vê-se pela cor e pelo toque;
3.O rabo tem de estar bem direito e a sua cor deve ser uniforme;
4.O bacalhau deve estar limpo, uniforme e sem manchas escuras;
5.A pele deve soltar-se com facilidade.

Como demolhar bacalhau:

Bem vindo à segunda fase. Depois de ter escolhido o melhor bacalhau da loja, é altura de o demolhar para que se torne suculento e, claro, menos salgado. Veja o nosso passo a passo clicando nas fotografias:

[vox id=”28684″]

 

Como cozer bacalhau:

Antes de passarmos às receitas que preparámos para si, há uma coisa que deve saber: a melhor forma de cozer bacalhau. Esta técnica, que não é tão óbvia como poderia pensar, vai mudar a forma como olha para um simples bacalhau cozido. Veja o vídeo e saiba como:

Dica: Se optar por pôr o bacalhau ao lume, nunca deixe que a água ferva. O bacalhau deve cozer sempre em lume baixo, com calma, para não perder a suculência.
Vai precisar de: tacho, dente de alho esmagado, folha de louro
Se preferir também pode confitar o bacalhau, cobrindo-o de azeite, com a pele para baixo, num pirex. Vai ao forno a 110º. Junte um alho esmagado e uma folha de louro.

Experimente as nossas receitas

Sente-se com vontade de inovar? Quer surpreender a família na noite de natal com um bacalhau diferente do cozido de todos os anos? Nós damos uma ajuda. Tem sobras que parecem não acabar? Continue a ler e vai ver a solução. Também temos alternativas ao peixe e acompanhamentos únicos e originais.

O clássico

Bacalhau com natas

É uma das receitas mais procuradas e cozinhadas pelos portugueses. A combinação das batatas fritas, do molho béchamel e do bacalhau não deixa ninguém indiferente. Mas será que sabe os truques todos? Veja o nosso vídeo e saiba como fazer o melhor bacalhau com natas que já experimentou.

Dica: Use a água de cozer o bacalhau para fazer o béchamel
Vai precisar de: pirex, tacho, natas, farinha, manteiga

O irreverente

Lombo de bacalhau com queijo de ovelha e esmagada de brócolos

Para um Natal diferente mas cheio de sabores tradicionais, preparámos uma receita original que vai deixar a sua família muito feliz. Juntámos a suculência dos lombos de bacalhau, com suavidade da esmagada de brócolos, e a acidez do tomate, juntamente com a envolvência do queijo de ovelha. Veja a receita.

Dica: use o queijo de ovelha Pingo Doce
Vai precisar de: tabuleiro de forno, frigideira

O que sobrou

Roupa Velha

Todos os anos é a mesma coisa: com medo que falte acaba por fazer comida a mais e no dia seguinte não sabe o que fazer a tantas batatas, couves e bacalhau cozido. É nesta altura que entra em cena o maior clássico português de aproveitamento de sobras – a famosa Roupa Velha. Há quem faça bacalhau cozido na noite de Natal só para poder fazer este prato no dia seguinte. Siga a nossa receita e nunca mais tenha dúvidas sobre a ordem de entrada dos ingredientes na frigideira.

Dica: mesmo que não tenham sobrado ovos, coza alguns para dar um toque extra à sua Roupa Velha.
Vai precisar de: frigideira, ovos cozidos

Acompanhamentos para o bacalhau

Nem só de batatas cozidas e couves vive o bacalhau ou o Natal. Não que seja mau, pelo contrário. Porém, às vezes é preciso experimentar coisas novas, deliciosas e saudáveis para transformar a sua mesa em algo muito especial.
A pensar nisso, criámos dois acompanhamentos cujas receitas vai querer saber: batata doce no forno e puré de abóbora e batata. Já está com água na boca? Descubra-as.

batata doce assada e puré de abóbora

Experimente a batata doce assada e o puré de abóbora e batata. Acompanhamentos saudáveis e originais

Alternativas ao bacalhau

O Natal é de todos e para todos, gostem de bacalhau ou não. Não queremos ninguém insatisfeito e por isso achámos que eram necessárias alternativas de peso ao rei do Natal. Gosta de peru? Ou prefere camarões? Temos ambos, nem precisa de escolher.

Camarões tigre

Os camarões querem-se suculentos e saborosos mas para isso é preciso saber fazê-los. Para os grelhar na perfeição, sem deixar nem um bocadinho agarrado à grelha, veja o nosso vídeo e aprenda a técnica.

 Veja também a receita de camarões tigre no forno

Dica: use os paus de espetada para impedir que o camarão encaracole com o calor
Vai precisar de: grelhador de fogão, pincel, azeite

Perna de peru com crosta aromática

Uma receita de peru deliciosa e original e uma óptima alternativa ao peru recheado. Veja o nosso vídeo e deixe-se seduzir.

Dica: Use as azeitonas verdes sem caroço Pingo Doce

Vai precisar de: tabuleiro de forno, tomate seco, cebolinhas

Veja aqui a receita de Perna de peru assada com crosta aromática.

botao