Preparação

Passo 1

Aqueça uma colher de sopa de azeite numa frigideira larga, junte as cascas e cabeças dos camarões, a malagueta e o alho esmagado com a pele e aloure, enquanto vai esmagando as cabeças para libertarem melhor os sucos.

Passo 2

Regue com a aguardente, puxe fogo e deixe arder, agitando a frigideira até a chama se extinguir.

Passo 3

Mude as cascas e cabeças para uma panela, junte a água a ferver e triture com a varinha. Adicione o alho-francês, as cascas da cebola e o louro, uma colher de chá de sal e ferva suavemente, de 20 a 30 minutos. Coe por um passador de rede fina e reserve.

Passo 4

Aloure a farinha numa frigideira antiaderente, mexendo para garantir que tosta por igual. Retire quando atingir um tom castanho-dourado e reserve.

Passo 5

Pique a cebola, aloure-a numa panela com duas colheres de sopa de azeite, polvilhe com a farinha, misture bem e adicione um pouco do caldo, já coado, e a polpa de tomate. Triture com a varinha, junte os restantes caldo e sal e deixe engrossar em lume moderado, mexendo sempre.

Passo 6

Numa frigideira antiaderente, salteie o pão com o restante azeite, e polvilhe com o alho em pó, os coentros e o queijo. Misture bem e deixe alourar. Sirva com a sopa, numa taça à parte.

Dica

Sobras de camarão, sejam cascas, cabeças ou o camarão inteiro e cozinhado, são altamente perecíveis e devem ser conservadas no frigorífico na prateleira mais baixa, onde está mais frio. Se não as usar no dia seguinte, o melhor é guardá-las no congelador.

Resumo nutricional
Por dose e por % do VDR*
Energia
227 Kcal
11%
Gordura
11,6 g
17%
Gorduras saturadas
2,3 g
11%
* Valor Diário de Referência: Adulto
Declaração nutricional Dose Adulto% VDR**
Energia 227 Kcal 11%
Gordura 11,6 g 17%
das quais saturadas 2,3 g 11%
Hidratos de carbono 26 g
dos quais açúcares 3,6 g 4%
Fibra 2,6 g 10%
Proteínas 4,8 g
** Valor Diário de Referência
Leia atentamente o rótulo dos produtos que usar como ingredientes
Ver mais
O que achou desta receita?
Seja o primeiro a avaliar
A sua avaliação desta receita poderá demorar até 24 horas a ficar visível de forma permanente