Preparação

Passo 1
Coloque o peru num alguidar grande e esfregue-o com um dos limões cortado ao meio. Junte o outro limão e a laranja, cortados em rodelas, o louro e duas hastes de alecrim. Cubra com água e deixe assim de um dia para outro, no frigorífico ou em local fresco.
Passo 2
Demolhe o pão no leite amornado. Tire a pele às salsichas e misture a carne com a cebola descascada e picada, o miolo de noz grosseiramente picado, os arandos, o pão demolhado e a salsa picada.
Passo 3
Adicione o ovo, tempere com ½ colher de chá de sal, a noz-moscada e pimenta moída na altura. Misture tudo muito bem até o recheio estar bem ligado.
Passo 4
Escorra o peru, enxugue-o por dentro e por fora com papel de cozinha, coloque-o no tabuleiro do forno e introduza cuidadosamente o recheio preparado na zona do papo. Prenda a pele com palitos ou costure a abertura com agulha e fio de cozinha.
Passo 5
Ate as pernas de peru com fio de cozinha e prenda também as asas. Pré-aqueça o forno a 150 °C, na função ventilada.
Passo 6
Esmague os dentes de alho e misture-os com metade do restante sal, a margarina amolecida e metade do pimentão-doce. Barre o peru com a pasta obtida e cubra-o com papel de alumínio. Leve ao forno a assar durante cerca de 3 horas.
Passo 7
Lave muito bem as batatas e misture-as com as cebolas pequenas, descascadas e cortadas ao meio ou em quartos. Polvilhe com os restantes sal e pimentão-doce, o alho em pó e pimenta moída no momento. Junte algumas folhas de alecrim bem picadas e misture bem.
Passo 8
Retire a folha de alumínio que cobre o peru, disponha as batatas e cebolas à volta da carne. Refresque com o vinho branco e regue tudo com o azeite.
Passo 9
Aumente a temperatura do forno para os 180 °C e leve o peru a cozinhar por mais cerca de 50 minutos ou até que esteja bem dourado. Durante o processo vá regando o peru e mexendo as batatas de vez em quando.
Passo 10
Retire o peru para cima de uma tábua e deixe repousar cerca de 20 minutos antes de o trinchar (cortar em fatias). Acompanhe com as batatas e as cebolas.
Dica
Rechear peru é uma técnica muito simples e o resultado, além de delicioso, embeleza qualquer mesa. Aprenda connosco, passo a passo.
Resumo nutricional
Por dose e por % do VDR*
Energia
379 Kcal
19%
Gordura
15 g
21%
Gorduras saturadas
4,7 g
23%
* Valor Diário de Referência: Adulto
Declaração nutricional Dose Adulto% VDR**
Energia 379 Kcal 19%
Gordura 15 g 21%
das quais saturadas 4,7 g 23%
Hidratos de carbono 9,1 g
dos quais açúcares 3,7 g 4%
Fibra 1,0 g 4%
Proteínas 53 g
** Valor Diário de Referência
Leia atentamente o rótulo dos produtos que usar como ingredientes
Ver mais
O que achou desta receita?
Seja o primeiro a avaliar
A sua avaliação desta receita poderá demorar até 24 horas a ficar visível de forma permanente
Mín. 30 caracteres
0 / 500