Preparação

Passo 1
Lave bem o polvo e retire-lhe a cabeça.
Passo 2
Coloque num tacho o tomate, uma cebola e cabeça de alho descascados e cortados ao meio, o alho-francês, a malagueta aberta, as folhas de louro e o pimento vermelho limpo de sementes e pedúnculo. Ponha o polvo no centro do tacho e cubra de água. Leve a cozer em lume brando até que os tentáculos fiquem tenros. Retire o polvo, deixe arrefecer ligeiramente e separe os tentáculos. Reserve.
Passo 3
Aqueça o óleo numa frigideira.
Passo 4
Entretanto, junte a farinha de milho e o pimentão em pó fumado numa taça, noutra bata ligeiramente o ovo com sal e por fim deite noutra a sêmola. Passe os tentáculos pela mistura de farinha de milho, em seguida passe pelo ovo e depois pela sêmola. Frite os tentáculos no óleo bem quente e coloque-os sobre papel absorvente para eliminar o excesso de gordura.
Passo 5
Para a polenta, descasque os camarões e reserve as cascas. Corte-os em pedaços.
Passo 6
Esmague ligeiramente cinco dentes de alho deixando a casca e numa frigideira com duas colheres de azeite cozinhe-o até “estalar”. Ponha as cascas do camarão no azeite bem quente até que este ganhe cor. Refresque com sumo de limão, o vinho branco e coloque os coentros inteiros. Adicione água e tempere com sal. Deixe cozinhar em lume muito baixo e, passados 20 minutos, triture e coe num passador muito fino. Reserve o caldo para a polenta
Passo 7
Numa frigideira bem quente, salteie os camarões com duas colheres de azeite e tempere com sal. Reserve.
Passo 8
Entretanto, descasque e pique a cebola e um dente de alho e no restante azeite deixe refogar. Junte a sêmola de milho e vá regando com o caldo de camarão, até que a sêmola fique cozinhada e cremosa. Junte os camarões no final e reserve.
Passo 9
Para o acompanhamento, descasque e pique finamente o alho e envolva-o com a maionese. Polvilhe com o açafrão em pó. Reserve. Descasque e corte as cebolinhas ao meio e numa frigideira com o azeite caramelize as cebolinhas (do lado do corte) e os bimis até ganharem cor e ficarem al dente. Adicione os espinafres, envolva rapidamente, tempere com a raspa de limão e a flor de sal e reserve.
Passo 10
Sirva num prato decorado com pontos de maionese de alho e açafrão. Coloque no centro a polenta de camarão e por cima os bimis, as cebolinhas e os espinafres. Disponha por cima um tentáculo panado e decore com raspa de limão.
Resumo nutricional
Por dose e por % do VDR*
Energia
1522 Kcal
76%
Gordura
68.2 g
97%
Gorduras saturadas
10.5 g
52%
* Valor Diário de Referência: Adulto
Declaração nutricional Dose Adulto% VDR**
Energia 1522 Kcal 76%
Gordura 68.2 g 97%
das quais saturadas 10.5 g 52%
Hidratos de carbono 54.9 g
dos quais açúcares 9.3 g 10%
Fibra 5.0 g 20%
Proteínas 144.0 g
** Valor Diário de Referência
Leia atentamente o rótulo dos produtos que usar como ingredientes
Ver mais
O que achou desta receita?
1.0 (3)
A sua avaliação desta receita poderá demorar até 24 horas a ficar visível de forma permanente