Preparação

Passo 1

Num tacho com água coloque o bacalhau, um dente de alho esmagado e o louro. Deixe levantar fervura e introduza duas ou três das folhas maiores da couve, com os talos aparados. Após 5 minutos de fervura, retire o bacalhau e coza as couves por mais 15 minutos.

Passo 2

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Pique grosseiramente as folhas restantes e os talos. Junte-lhes uma colher de sobremesa de azeite e metade do sal e misture durante alguns minutos com as mãos.

Passo 3

Adicione mais um dente de alho espremido e a cebola e a cenoura cortadas em pedaços. Envolva bem e espalhe num tabuleiro de forno (aproveite as cascas da cebola para juntar ao caldo onde cozeu o bacalhau). Num dos lados, disponha as batatas temperadas com o restante sal, regue com uma colher de sobremesa de azeite e leve ao forno durante 30 minutos.

Passo 4

Escorra bem as folhas de couve e seque-as sobre um pano. Corte o lombo de bacalhau ao meio, retire a pele e as espinhas, sem desmanchar, e coloque as metades sobre as folhas de couve. Adicione o restante dente de alho espremido, e mais uma colher de sobremesa de azeite, e enrole o bacalhau na couve.

Passo 5

Disponha as trouxas no tabuleiro sobre os legumes, regue-as com o resto do azeite e leve ao forno por mais 10-15 minutos.

Dica

Coe e guarde o caldo da cozedura do bacalhau, para usar noutras receitas. Pode ser congelado.

Resumo nutricional
Por dose e por % do VDR*
Energia
391 Kcal
20%
Gordura
17,8 g
25%
Gorduras saturadas
2,9 g
14%
* Valor Diário de Referência: Adulto
Declaração nutricional Dose Adulto% VDR**
Energia 391 Kcal 20%
Gordura 17,8 g 25%
das quais saturadas 2,9 g 14%
Hidratos de carbono 26,9 g
dos quais açúcares 9,9 g 11%
Fibra 8,6 g 35%
Proteínas 28,1 g
** Valor Diário de Referência
Leia atentamente o rótulo dos produtos que usar como ingredientes
Ver mais
O que achou desta receita?
Seja o primeiro a avaliar
A sua avaliação desta receita poderá demorar até 24 horas a ficar visível de forma permanente