Preparação

Passo 1
Triture o miolo de noz num robot de cozinha, ou picadora, e reserve.
Passo 2
Reserve 1/3 da rúcula e escalde a restante cerca de 30 segundos num tacho com água a ferver, temperada com uma colher de chá de sal. Retire com um coador, passe por água fria corrente e escorra bem. Reserve o tacho com a água.
Passo 3
Esprema bem a rúcula escaldada, coloque-a no robot de cozinha, ou picadora, e triture. Retire metade para um recipiente, junte a farinha, os ovos e uma colher de sobremesa de azeite e volte a ligar o robot até os ingredientes começarem a unir-se. Retire para uma bancada de trabalho enfarinhada e amasse até a massa se descolar dos dedos. Embrulhe em película aderente e deixe repousar 30 minutos.
Passo 4
Pique finamente as chalotas e leve-as ao lume numa frigideira com uma colher de sopa de azeite. Lave os cogumelos em água corrente, pique-os em pedaços pequenos e junte-os às chalotas assim que começarem a alourar. Salteie 5 minutos, em lume médio a forte, mexendo frequentemente. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Passo 5
Numa tigela, esmague o requeijão com a rúcula triturada, junte cerca de 1/3 dos cogumelos refogados, bem escorridos, e metade das nozes picadas. Misture bem com um garfo e tempere com uma pitada de pimenta.
Passo 6
Numa bancada enfarinhada, divida a massa ao meio e, com a máquina ou com o rolo, estenda cada porção até obter uma placa fina.
Passo 7
Com uma colher de sobremesa, disponha o recheio em montes, afastados entre si, sobre uma das placas. Pincele com um pouco de água e cubra com a outra placa de massa. Corte círculos com cerca de 7 cm de diâmetro e pressione os bordos dos ravioli com os dentes de um garfo para fazer aderir bem a massa. Volte a estender as sobras da massa e repita o processo.
Passo 8
Aqueça de novo a água onde escaldou a rúcula e, assim que ferver, coza os ravioli cerca de 6 minutos.
Passo 9
Distribua a rúcula reservada e os cogumelos pelos pratos de servir e, por cima, disponha os ravioli bem escorridos. Regue com o restante azeite e decore com o tomate seco cortado em tiras finas e metades de tomate mini. Salpique com as nozes reservadas e as lascas de queijo parmesão.
Resumo nutricional
Por dose e por % do VDR*
Energia
459 Kcal
26%
Gordura
24,9 g
36%
Gorduras saturadas
6,2 g
31%
* Valor Diário de Referência: Crianças dos 5 aos 10 anos
Declaração nutricional Dose Criança% VDR**
Energia 459 Kcal 26%
Gordura 24,9 g 36%
das quais saturadas 6,2 g 31%
Hidratos de carbono 42,6 g
dos quais açúcares 4,6 g 5%
Fibra 4,8 g 32%
Proteínas 16,7 g
** Valor Diário de Referência
Leia atentamente o rótulo dos produtos que usar como ingredientes
Ver mais
O que achou desta receita?
3.0 (2)
A sua avaliação desta receita poderá demorar até 24 horas a ficar visível de forma permanente
Mín. 30 caracteres
0 / 500