Pingo Doce
Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Poupa MaisPoupa Mais

4 dicas para aproveitar pão duro

4 dicas para aproveitar pão duro
Evitar o desperdício alimentar começa com pequenos gestos que podem produzir grandes resultados. Descubra algumas dicas para aproveitar as sobras de pão duro que vão ficando em casa.
Link copiado

Pão ralado

Do bacalhau no forno aos panados, há inúmeras receitas que utilizam pão ralado. Aproveite o pão que já não serve para torradas e passe a fazer o seu próprio pão ralado: simples, com ervas ou queijos.

Pão ralado
Ingredientes

sobras de pão, alho em pó ou ervas aromáticas (opcional).

Preparação

Aproveite uma altura em que tenha usado o forno para pôr o pão a secar. Comece por o desfazer em pedaços para dentro do robot de cozinha, da picadora ou do copo liquidificador e triture. Guarde em frascos bem secos, que vedem hermeticamente. Pode aromatizar com alho em pó ou ervas aromáticas secas como salsa, orégãos, tomilho, cebolinho ou ervas de Provença.

Croutons

Bons companheiros das saladas, sopas e até como petisco, os croutons pode ser feitos a partir do pão duro que tem em casa. Pode optar pela versão simples ou aromatizar com sal e alho.

Croutons
Ingredientes

sobras de pão, azeite, sal fino e alho em pó (opcional).

Preparação

Corte o pão em cubos e seque-o no forno (retira a humidade do pão mais rapidamente). Reserve em caixas herméticas. Também pode saltear os cubos numa frigideira com um pouco de azeite, deixando-os arrefecer sobre papel de cozinha antes de guardar em caixas ou frascos. Polvilhe com um pouco de sal fino e alho em pó se apreciar o sabor.

Migas aromatizadas

Bandeira da gastronomia alentejana, as migas sabem sempre bem. Use-as para cobrir postas de peixe ou bacalhau antes de irem ao forno, para dar uma bonita crosta aos seus gratinados, para engrossar recheios ou misturar na carne picada dos hambúrgueres, almôndegas ou rolo de carne.

Migas aromatizadas
Ingredientes

sobras de pão, azeite, dentes de algo e ervas aromáticas.

Preparação

Corte o pão em pedaços para dentro do robot de cozinha, junte um pouco de azeite, dentes de alho descascados e cortados em pedaços e uma mão-cheia de ervas aromáticas: coentros, salsa, hortelã ou manjericão. Triture até ficar com aspecto de areia húmida. Guarde em caixas e reserve no congelador.

Tostas

Tostar o pão ou levá-lo ao forno é uma das formas de reaproveitar o pão duro. Depois de torrado, pode reservá-lo para utilizar numa refeição de petiscos e acompanhar com um patê, por exemplo.

Tostas
Ingredientes

sobras de pão, azeite, alho em pó e ervas aromáticas (opcional).

Preparação

Corte o pão em fatias finas e toste ligeiramente no forno. Dependendo do tipo de pão pode pincelar as fatias com azeite temperado com alho em pó e ervas aromáticas, levando em seguida ao forno até estarem douradas. Deixe arrefecer antes de reservar em latas.

Receba novas receitas todas as semanas
Subscrever newsletter
Já tem a sua revista Sabe bem?
Comprar revista
De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde