1 – Comida saudável

A tendência é crescente: cada vez mais pessoas se preocupam com o impacto que a alimentação pode ter na sua saúde, procurando seguir uma via mais saudável. Reduzir o consumo de alimentos processados, ricos em açúcar e calorias, aumentar o consumo de hortícolas, frutos e cereais integrais, reduzir o consumo de carne e preferir produtos de produção local são algumas das tendências alimentares mais actuais e que vão ao encontro do conceito da Dieta Mediterrânica.

Espreite a nossa colecção de receitas de Dieta Mediterrânica.

Tendências para 2017

São cada vez mais os restaurantes a oferecer um maior número de opções vegetarianas nos menus

A preferência por alimentos de origem vegetal em detrimento dos alimentos de origem animal tem favorecido o aumento do número de adeptos da alimentação vegetariana e vegan. Por outro lado, muito por influência das redes sociais e de figuras públicas, têm sido promovidas alternativas à alimentação corrente como as dietas paleolítica, sem hidratos de carbono, sem glúten, sem lactose, entre outras.

Espreite as opções deliciosas que lhe propomos na nossa colecção de receitas saudáveis.

A tendência da comida vegetariana não é nova mas tudo indica que veio para ficar em 2017 – reflexo da adesão crescente a estilos de vida saudáveis. Exemplo disso é a popularização dos hambúrgueres vegetarianos, feitos com leguminosas e vegetais como lentilhas, grão, feijão, beterraba ou cogumelos.

Muitos restaurantes já têm estas opções no menu e até as cadeias de fast-food se renderam à tendência.

hamburguerdegrao516

Fáceis de fazer em casa, estes hambúrgueres são mais nutritivos do que os convencionais e permitem explorar diferentes combinações de texturas e sabores

Inspire-se nestas receitas de hambúrguer de legumes e hambúrguer de grão.

2 – Mocktails com flores e ervas aromáticas

Depois da fruta, e dentro da tendência “da horta para a mesa”, chegam os mocktails (cocktails sem álcool) com ervas frescas e flores, verdadeiros shots vegetais da pradaria. As flores comestíveis já tinham chegado à mesa, agora poisam nos nossos copos, destilando o seu aroma em infusões delicadas.

Rosas, violetas ou lavanda, cultivadas especialmente para o efeito, juntam-se a ervas aromáticas como o manjericão ou o tomilho, e a frutas como o limão ou frutos vermelhos.

mocktails

O resultado são bebidas de sabores subtis, para apreciar com delicadeza

3 – Sabores asiáticos

Depois dos indianos e dos japoneses, prepare-se para abrir o paladar aos sabores da gastronomia da Tailândia, China, Coreia do Sul e Vietname. Um dos exemplos dentro desta tendência é a sopa Pho (lê-se “Fa”), um ex-libris da cozinha vietnamita. Trata-se de um caldo feito com ossos e rabo de vaca (ou frango), noodles de arroz, manjericão e malagueta, que se tornou uma iguaria de culto para os apreciadores.

pho

Fazê-la bem leva tempo e a moda mais recente são os restaurantes que permitem personalizar a Pho escolhendo alguns ingredientes

Os ingredientes e condimentos asiáticos estão também na moda. Uma das mais recentes é usar a raiz de curcuma fresca, como se faz com o gengibre, colocando-a em refogados, guisados, sopas e em pratos com arroz, para um toque colorido. Combine-a com pimenta preta se quiser potenciar os efeitos benéficos.

curcuma

Conhecida há muito como um dos ingredientes do caril, a curcuma (curcuma longa ou açafrão-das-índias) ganhou lugar de destaque nos últimos anos

4 – Comer em taças e frascos

A tendência vem da cozinha asiática. As taças são versáteis: tanto permitem comer sopa, como também fruta com granola ao pequeno-almoço, arroz ou massas como este one pot pasta, facilitando a mistura de sabores.

chowmeindevitela516

Comer em taças é muito prático para refeições fora da mesa, como, por exemplo, quando nos apetece comer no sofá

Experimente fazer o típico chow mein de vitela chinês ou estes legumes no wok e comer numa taça com pauzinhos. O segredo é levar a taça perto da boca.

Com a mesma lógica, da praticidade, aparece a moda da comida em frascos. Tudo começou com as overnight oats – flocos de aveia deixados de molho no frigorífico durante a noite para ganharem uma textura cremosa. Dispostas em camadas, com iogurte por exemplo, dentro de frascos transparentes, resultam em pequenos-almoços visualmente apelativos e fáceis de fazer para toda a semana fintando o fogão.

Depois vieram as saladas, também com os ingredientes em camadas. Devido à ausência de ar nos frascos, mantêm-se frescas, prontas (e giras) no frigorífico até cinco dias. O segredo é colocar os líquidos (por exemplo o molho) no fundo, assim como os ingredientes que absorvem menos líquidos, e deixar os ingredientes mais delicados em cima.

Tendências para 2017

A partir de agora vale tudo em frascos, dos smoothies (muitos frascos vêm já com um orifício e palhinha) aos noodles…

5 – Ser amigo do ambiente… na cozinha

Tendências para 2017

Evitar o desperdício alimentar é uma tendência que veio para ficar. Está na altura de criar novos hábitos e acreditar que pequenas mudanças fazem toda a diferença:

• Planeie o menu antes fazer a lista de compras. Não se esqueça de dar uma vista de olhos no frigorífico e na despensa;
• Saiba como arrumar os frescos no frigorífico por zonas, colocando os mais antigos à frente e os mais recentes atrás;
• Aproveite os alimentos ao máximo. Faça caldos, pickles, compotas e doces. Saiba as diferentes formas de conservar frutas e legumes;
• Dê asas à sua imaginação e faça receitas com sobras. Exemplo: roupa velha;
• Privilegie o consumo de produtos de produção local em detrimento de alimentos que são transportados de longe. O Pingo Doce orgulha-se de apoiar a produção nacional.