Os cogumelos normalmente aparecem depois de chover muito, desaparecendo assim que o sol volta a aparecer.
Existem três tipos de cogumelos: os sapróbio, que colonizam frutos, folhas, ramos caídos ou troncos de árvores mortas, sendo desses elementos em decomposição que retiram os nutrientes de que precisam; os parasitas, que sacrificam plantas e animais para conseguirem retirar o alimento necessário ao seu metabolismo, e finalmente, os micorrízicos, que estabelecem uma perfeita simbiose com algumas plantas, principalmente árvores ou arbustos, através da ligação às raízes.
No Pingo Doce tem à sua disposição quatro variedades de cogumelos, todas saborosas e versáteis. Mas será que as conhece? Vamos ver.
Portobello grandes
Muito carnudos e de sabor intenso, estes cogumelos caracterizam-se por ter um chapéu grande e são óptimos para assar, com ou sem recheio. São muito ricos em vitamina B5.
Pleurothus
Muito tenros, conseguem rasgar-se facilmente com as mãos. Resultam muito bem salteados. Têm um teor elevado de vitamina B2 e são uma boa fonte de fósforo.
Paris
Estes cogumelos apresentam uma consistência firme e sabor suave, podem ser consumidos cozinhados ou crus.
Portobello pequenos
Com textura igual aos Portobello grandes, a variedade pequena é óptima para estufar. São ricos em vitamina B5.
Procura novas formas de cozinhar estas maravilhas? Na colecção receitas com cogumelos vai encontrar várias ideias para refeições deliciosas.