Os cogumelos normalmente aparecem depois de chover muito, desaparecendo assim que o sol volta a aparecer.

Existem três tipos de cogumelos: os sapróbio, que colonizam frutos, folhas, ramos caídos ou troncos de árvores mortas, sendo desses elementos em decomposição que retiram os nutrientes de que precisam; os parasitas, que sacrificam plantas e animais para conseguirem retirar o alimento necessário ao seu metabolismo, e finalmente, os micorrízicos, que estabelecem uma perfeita simbiose com algumas plantas, principalmente árvores ou arbustos, através da ligação às raízes.

No Pingo Doce tem à sua disposição quatro variedades de cogumelos, todas saborosas e versáteis. Mas será que as conhece? Vamos ver.

Portobello grandes

Muito carnudos e de sabor intenso, estes cogumelos caracterizam-se por ter um chapéu grande e são óptimos para assar, com ou sem recheio. São muito ricos em vitamina B5.

cogumelos portobello grandes

Pleurothus

Muito tenros, conseguem rasgar-se facilmente com as mãos. Resultam muito bem salteados. Têm um teor elevado de vitamina B2 e são uma boa fonte de fósforo.

cogumelos pleurotus

Paris

Estes cogumelos apresentam uma consistência firme e sabor suave, podem ser consumidos cozinhados ou crus.

cogumelos paris

Portobello pequenos 

Com textura igual aos Portobello grandes, a variedade pequena é óptima para estufar. São ricos em vitamina B5.

cogumelos portubello pequenos

Procura novas formas de cozinhar estas maravilhas? Na colecção receitas com cogumelos vai encontrar várias ideias para refeições deliciosas.

Tags: