Preparação

Passo 1
Deite uma chávena de polenta em quatro chávenas de água a ferver (a proporção é sempre de um para quatro para polenta mais firme e de uma para cinco para mais uma polenta mais cremosa).
Passo 1
Passo 2
Vá mexendo sempre sem parar durante dois a três minutos.
Passo 2
Passo 3
Baixe o lume e continue a mexer a cada dez minutos até a água evaporar e a sêmola se tiver transformado numa pasta cremosa e densa. Todo o processo deverá demorar cerca de 40 minutos. Se achar que está demasiado espessa, junte meia chávena de água.
Passo 3
Passo 4
Junte manteiga a gosto e mexa.
Passo 4
Passo 5
Sirva com parmesão ralado e ervas a gosto. Pode ser consumida acabada de fazer, com a consistência de uma puré, ou mais dura. Se preferir pode espalhar a polenta num tabuleiro de ir ao forno e cozinhar durante alguns minutos até ficar firme. Corte em cubos e… bom apetite!    
Passo 5
Dica
  • A sua versatilidade permite-lhe ser servida como acompanhamento de carne ou como prato principal, com molho de tomate, parmesão e até trufas. Pode ainda variar no tipo de polenta pelo qual opta, já que existem vários. A polenta casa muito bem com cogumelos, grelhada com queijo gorgonzola, ou em formato de quiche com presunto e milho.
  • Veja estas receitas: polenta com pasta de azeitonas, polenta grelhada com cogumelos, polvo com vinho tinto e polenta.