Preparação

Passo 1
Pré-aqueça o forno a 125ºC. Separe as claras das gemas.
Passo 2
Para as placas de suspiro simples: bata 8 claras em espuma. Acrescente 380 g de açúcar, batendo até o merengue formar picos. Para as placas de suspiro de amêndoa: bata 6 claras em espuma. Acrescente delicadamente o miolo de amêndoa picado fino, misturado com o amido de milho e 300 g de açúcar. Com cada merengue faça 3 círculos em papel vegetal. Leve ao forno 1 hora e 45 minutos a 2 horas, a 100 ºC, até o suspiro estar seco. Deixe arrefecer e descole cuidadosamente o papel vegetal das placas de suspiro.
Passo 3
Coe a polpa de maracujá e reserve as sementes. Numa frigideira antiaderente, ferva 250 g açúcar e o maracujá sobre lume brando, durante 10 minutos. Coe as 14 gemas, esmagando-as com uma colher de pau. Adicione-lhes a calda de maracujá em fio, mexendo sempre. Leve a mistura de novo ao lume e deixe engrossar sobre lume brando, mexendo, até fazer "estrada" (isto é, quando passar com a colher de pau abre uma estrada no fundo do tacho). Deixe o creme arrefecer.
Passo 4
Descasque o ananás, corte-o ao meio na vertical e depois em fatias muito finas. Aloure as fatias de ambos os lados numa frigideira antiaderente, polvilhando-as com açúcar mascavado. Retire quando estiverem ligeiramente douradas e reserve.
Passo 5
Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria e deixe amolecer. Bata as natas, que devem estar frescas, até espessarem. Escorra a água da gelatina, derreta-a 10 segundos no micro-ondas e junte-a, em fio e a pouco e pouco, até estar bem incorporada nas natas.
Passo 6
Para montar: coloque uma placa de suspiro de amêndoa no prato, cubra com o creme de maracujá e disponha algumas fatias de ananás caramelizado. Em seguida, tape com uma placa de suspiro simples, barre com o creme e junte mais fatias de ananás. Repita as camadas, alternando as placas e terminando com suspiro simples.
Resumo nutricional
Por dose e por % do VDR*
Gordura
18,7 g
27%
Açúcar
63,9 g
71%
Fibra
2,7 g
11%
* Valor Diário de Referência
Leia atentamente o rótulo dos produtos que usar como ingredientes
O que achou desta receita?
Seja o primeiro a avaliar
A sua avaliação desta receita poderá demorar até 24 horas a ficar visível de forma permanente
Mín. 30 caracteres
0 / 500