Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Fechar pesquisa
O Meu Pingo DoceO Meu Pingo Doce

Como fazer uma tábua de queijos

Como fazer uma tábua de queijos
Vai organizar um jantar e está sem ideias? Experimente fazer uma tábua de queijos. Basta colocar os ingredientes prontos a comer e começar a "picar"!
Link copiado

Esqueça os jantares complicados com mesas cheias de louça e talheres. Sugerimos-lhe fazer um jantar de tábua de queijos, uma solução prática para uma refeição rica em sabores variados. Simplifique!

Os ingredientes prontos a comer são a melhor escolha: queijos, enchidos, patês, fruta fresca, frutos gordos (oleaginosas), pão, bolachas, azeitonas e pickles. Não se esqueça do equilíbrio entre o salgado e o doce – pequenos pormenores fazem toda a diferença.

Há queijos que acompanham muito bem com fruta fresca e enchidos que combinam com frutos gordos e compotas. O melhor desta refeição? Ter a oportunidade e a liberdade para juntar sabores e texturas de forma criativa e espontânea. Não se esqueça que “os olhos também comem”. Vai adorar receber elogios sobre a composição da sua tábua. Pronto para “picar”?

Inspire-se para fazer um jantar de tábua de queijos com a nossa infografia.

Preparação

Siga estas dicas e prepare uma tábua de queijos rica em cores, texturas e sabores.

• Faça sempre uma lista de compras com todos os ingredientes.

• Retire os ingredientes do frigorífico 30 minutos antes de os colocar na tábua e deixe-os à temperatura ambiente num local seguro.

• Utilize uma base cortante e espaçosa, opte por madeira, ardósia ou mármore.

• As quantidades vão depender do número de convidados. Não deixe que fiquem com os olhos postos numa tábua vazia.

Queijos e enchidos

• Opte por uma seleção diversificada entre queijos internacionais, como brie, camembert, chévre… e queijos nacionais de cabra, ovelha amanteigado, da Ilha, Nisa, picante Beira Baixa… Alguns enchidos como fuet, presunto, sortido de porco preto…

• Coloque os queijos e os enchidos na tábua. Corte apenas 3 ou 4 fatias finas e deixe o resto por cortar.

• Coloque as facas próximos dos ingredientes, considerando faca com serrilha para queijos mais rijos e enchidos e faca sem serrilha (tipo “faca de manteiga”) para queijos mais macios e patês. Os queijos amanteigados devem ser servidos com colher.

Para acompanhar

• Espalhe “desorganizadamente” algumas oleaginosas, como amêndoas, cajus, nozes.

• O chocolate negro, pela sua textura e sabor amargo é ótimo para acompanhar com ingredientes salgados, deite sobre a tábua chocolate negro partido grosseiramente aos pedaços.

• Coloque fruta fresca, uvas, ameixas, figos, cerejas, meloa, são ótimas opções que harmonizam perfeitamente com queijos. A fruta inteira como cerejas, framboesas… deve colocar diretamente na tábua e a fruta fatiada coloque numa taça com palitos.

• Sirva com pão variado (tipo regional, com sementes, azeitonas, frutos secos…), broa, tostas e crackers. O pão branco e o pão escuro de sementes ou bro, deve estar fatiado e distribuído pela tábua. Coloque as tostas próximas dos queijos amanteigados.

Bebidas

Dica
  • Se tem crianças faça uma tábua com queijos mais suaves, frutas coloridas, fiambre e vegetais crus, como a cenoura. Vão ficar deliciados com a ideia de comerem todos do mesmo “prato”.
Como fazer pão de sementes, pickles caseiros, como fazer guacamole, manteiga de ervas, como fazer pickles de pepino.
Receba novas receitas todas as semanas
Subscrever newsletter
Já tem a sua revista Sabe Bem?
Comprar revistaLink externo
De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde

É tão bom
encontrar-nos assim.

Em qualquer lado.

Encontre-nos em: