Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Fechar pesquisa
Poupa MaisPoupa Mais

Como distinguir salmão e truta salmonada?

Como distinguir salmão e truta salmonada?
A truta salmonada é uma presença assídua nas peixarias. Estendida sobre o gelo, e normalmente lado a lado com o familiar salmão, são muitas vezes confundidos. Conheça as diferenças e saiba como distinguir salmão e truta salmonada.
Link copiado

Diferenças entre salmão e truta salmonada

Ambos os peixes são muito ricos em proteínas e outros nutrientes, tais como ómega 3 e vitamina B12. Apesar das parecenças, o salmão e a truta salmonada, têm algumas diferenças que saltam à vista.

A cor

A truta salmonada tem uma cor mais intensa do que o salmão, graças ao chamado processo de “salmonização”. Este processo passa pela ingestão de um pigmento, que existe naturalmente nos peixes, ou é fornecido através de um suplemento alimentar.

A forma

A truta tem uma forma mais arredondada do que o salmão, o que, em termos de aproveitamento do peixe, faz dele um peixe mais versátil, de onde se conseguem os melhores filetes. A truta tem também menos espinhas do que o salmão e são mais fáceis de remover.

O tamanho

Os tamanhos variam bastante, mas no mercado a truta tem habitualmente entre dois a seis kg, enquanto o salmão tem três a cinco kg.

O sabor

Tanto o sabor da truta como do salmão é puro, rico e natural, não precisando de muito tempero. São ótimos para pratos crus (como sushi, sashimi e tártaro), marinados (como os ceviches) ou levemente cozinhados e braseados.

Nutrientes

Tanto a truta como o salmão contêm proteínas e outros nutrientes, tais como ómega 3 e vitamina B12

Cozinhar

Há também diferenças quando chega a hora de preparar o pescado para o cozinhar.
A truta salmonada tem um sabor único e inconfundível, sendo um peixe muito versátil, saboroso e de fácil preparação.

Como cozinhar truta salmonada

A truta salmonada tem um sabor único e inconfundível. Este facto deve-se às características do seu habitat natural: a foz onde o mar se encontra e se mistura nas águas doces do rio.

A produção em aquacultura na Noruega começou com a truta. Hoje em dia, esta é uma atividade de muito sucesso, sendo este país um dos líderes neste processo de produção.

A truta salmonada faz a delícia dos consumidores um pouco por todo o mundo, sendo um peixe muito versátil, saboroso e de fácil preparação.

De modo a manter todo o seu sabor, textura e cor única, a truta salmonada não deve ser cozinhada a temperaturas muito altas. É preferível consumir em cru, como sushi, sashimi ou tártaros; marinada ou levemente braseada.
Marinada ou cozinhada a baixa temperatura é perfeita para refeições do dia a dia e para impressionar familiares e amigos.
Para resultados ainda mais saborosos sugerimos colocar a truta salmonada numa marinada de sal e água durante aproximadamente 10 minutos e servir em fatias finas ou num ceviche cheio de sabor.

Experimente a receita de truta salmonada com legumes, cozinhada com uma crosta de sementes, aveia e milho ou uma deliciosa truta salmonada com cuscuz de laranja.

Como cozinhar salmão

O salmão vende-se inteiro, mas o mais certo é comprá-lo já preparado em postas e lombos. Enquanto os lombos são preparados sem a pele, as postas, regra geral, são cozinhadas com pele, ainda que escamadas.
Tal como a truta, é um peixe ótimo para receitas em cru, como ceviches e sushi. Não é por acaso que este é um dos peixes mais consumidos em Portugal.
Quando comprar salmão fumado certifique-se que é mesmo salmão, já que também a truta salmonada se consome fumada.

Vai cozinhar com salmão? Saladas, pastas, lasanhas, espetadas, pizzas… Há um mundo de receitas com salmão que o vão deliciar. Aventure-se com a nossa coleção de receitas de salmão.

Dica
  • Quando comprar salmão fumado certifique-se que é mesmo salmão, já que também a truta salmonada se consome fumada.
Receba novas receitas todas as semanas
Subscrever newsletter
Já tem a sua revista Sabe Bem?
Comprar revistaLink externo
De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde

É tão bom
encontrar-nos assim.

Em qualquer lado.

Encontre-nos em: