Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Fechar pesquisa
Poupa MaisPoupa Mais

Saiba como cozinhar bons bifes

Saiba como cozinhar bons bifes
O bife não vai arrefecer se o deixar a repousar um pouco. Não tenha pressa de o cortar: deixe que os sucos se redistribuam pela carne antes de o cortar. Com este e mais truques vai saber como cozinhar bons bifes.
Link copiado

Um bife pode ser uma refeição deliciosa, perfeita, e reconfortante. Mas, para isso, é preciso ter em conta várias questões, nomeadamente o tempo que o bife fica na frigideira. Quanto mais o cozinhar, mais seco e sem graça ficará. Siga as dicas que temos para si e saiba como cozinhar bons bifes – é sucesso garantido.

Escolher o corte

Se não se sente à vontade com os cortes da carne, peça ajuda ao colaborador do talho da sua loja Pingo Doce. Ele poderá explicar-lhe qual o melhor corte para o que pretende, bem como sobre a melhor forma de cozinhar o bife. Faça-lhe perguntas, ele ficará feliz por ajudar.

Temperatura

Não cozinhe os bifes saídos diretamente do frigorífico. Deixe-os à temperatura ambiente durante uns minutos.

Tempero

Tempere a carne sem medo de exagerar. Um bom bife precisa de mais do que algumas pedras de sal. Uma vez que é impossível temperar o interior da carne (nem pense em fazer golpes, a menos que queira perder todos os sucos) terá de o fazer de forma mais agressiva no exterior. Esfregue bem os bifes com sal e pimenta. Ponha alho q.b. e, se quiser, uma erva aromática, mas com alguma contenção. Evite demasiada criatividade (esqueça as especiarias), um bom bife não precisa disso!

Cozinhar

Não tenha medo do fumo. Ponha o bife na frigideira quando o azeite estiver bem quente para que fique bem selado e não coza. Se o bife for alto terá de baixar o lume depois de uma primeira passagem da carne.

Servir

O bife não vai arrefecer se o deixar a repousar um pouco. Não tenha pressa de o cortar: deixe que os sucos se redistribuam pela carne antes de o cortar. Só assim conseguirá uma carne suculenta e saborosa. São só cinco minutos para bifes finos ou dez para bifes altos.

Cortar

Quando finalmente for cortar o bife, não o serre como a um pinheiro de natal. Use uma boa faca e experimente cortá-lo perpendicularmente aos veios da carne. Vai ficar (ainda) mais saborosa.

Saiba mais
Fazer um bom bife requer alguma experiência e conhecimento. Depois de escolher a carne mais suculenta e o corte ideal, vai precisar de conhecer os vários pontos da carne. Se gosta da carne suculenta e tenra, aprenda a melhor técnica para selar a carne e fazer o bife perfeito. Quer um bife estaladiço por fora e muito suculento por dentro conheça a técnica como fazer um bife no forno.
Receba novas receitas todas as semanas
Subscrever newsletter
Já tem a sua revista Sabe Bem?
Comprar revistaLink externo
De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde

É tão bom
encontrar-nos assim.

Em qualquer lado.

Encontre-nos em: