Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Fechar pesquisa
Poupa MaisPoupa Mais

Como usar os citrinos na cozinha

Como usar os citrinos na cozinha
Link copiado

É comum o aproveitamento dos citrinos em sumos naturais e como tempero de saladas e pratos de carne e peixe. Mas há toda uma arte de aproveitar e combinar a acidez característica destes frutos com outros sabores na cozinha em muito mais receitas.

A sua natureza cítrica faz deles complementos perfeitos para pratos ricos em gordura, como o célebre pato com laranja, e de receitas doces, como a tarte de toranja, por exemplo. Mas há mais: a lima impede a oxidação do abacate no guacamole, o limão faz a diferença na papaia, a laranja casa de forma perfeita com o chocolate e surpreende com a cenoura…

Como escolher os citrinos – características

A época dos citrinos vai, de forma genérica, de outubro a maio, embora, hoje em dia, se possam encontrar no Pingo Doce grande parte do ano, uma vez que se conservam bem. Escolha os mais pesados (serão mais sumarentos) e em casa afaste-os da humidade, o seu principal inimigo, mantendo-os num local bem arejado.

  • Laranja: em Portugal, a maior produção de laranja vem do Algarve. Esta variedade distingue-se pelo paladar e sabor únicos. É uma excelente fonte de vitamina C e fonte de ácido fólico.
  • Tangerina: tem um sabor mais delicado do que a laranja. Os frutos devem estar firmes. Rica em vitamina C e baixo valor energético.
  • Toranja: de baixo valor calórico, possuem apenas 31 kcal por 100g. A de polpa encarnada tende a ser um pouco mais doce do que a de polpa amarela. É muito usada em entradas ou em pequenos-almoços. Sirva-a cortada em cruz e com os quartos soltos da casca.
  • Limão: muito sumarento e surpreendentemente refrescante. É uma excelente fonte de vitamina C, o que o torna num ótimo antioxidante. Já experimentou os benefícios da água com limão?

Os citrinos como uma sobremesa simples (e eficaz)

É verdade que os citrinos mais doces podem ser apreciados ao natural. No final de uma refeição, uma boa laranja do Algarve descascada e não precisa de mais nada.

Saiba como descascar laranja de forma fácil

O mesmo acontece com as clementinas e as tangerinas, perfeitas para transportar e incluir em lanches saudáveis ao longo do dia.

Mas experimente apresentar a laranja com umas pitadas de canela, romã e hortelã. É muito fácil e vai fazer toda a diferença! Um pouco mais elaborada mas igualmente eficaz é esta receita de laranja confitada, que dá à laranja todo o destaque que merece. O mesmo acontece com esta sugestão de tangerina em calda, uma receita doce e original para terminar a refeição.

Saiba combinar os citrinos

Coco e laranja: aroma tropical

A combinação de laranja e coco é outra agradável surpresa que pode comprovar nas nossas receitas de torta de laranja, cenoura e coco e no exótico creme doce de laranja e coco.

Chocolate e laranja, um clássico

É uma combinação infalível. Bolos e mousses, e todas as suas variantes possíveis combinando estes dois ingredientes têm tudo para dar certo. Uma das formas mais simples de os apreciar é preparar gomos de laranja (ou clementina) com chocolate negro. Mergulhe metade do gomo numa calda de chocolate negro derretido em banho-maria, coloque-o com cuidado numa folha de papel vegetal, salpique-o com uma pitada de sal marinho e deixe-o arrefecer até o chocolate formar uma crosta. Visualmente é muito apelativo e uma delícia saudável.

Amigos improváveis: laranja e cenoura

Além de deliciosa, esta combinação é nutritiva, já que combina os benefícios da vitamina C da laranja com a vitamina A da cenoura. Pode levá-la à prática em várias combinações, sendo a mais clássica o tradicional bolo de laranja e cenoura, que tem variações quase infinitas: bolo de laranja e cenoura com especiarias, bolo de laranja, cenoura e chocolate e bolo de laranja com framboesas são apenas algumas.

Doces com tangerina e clementina

Menos usadas em receitas doces, as clementinas e tangerinas têm um potencial tão bom como as laranjas no que toca a sobremesas. Experimente fazer crepes de tangerina num brunch de fim-de-semana, adoçar o lanche com uma mousse de clementinas e surpreender ao jantar com um original bolo de Natal com tangerina, seja qual for a época do ano.

O segredo do limão

Sendo dos frutos cítricos mais ácidos, o limão também é usado em sobremesas, seja como tempero – como acontece na papaia, ou como ingrediente principal de uma mousse ou tarte de limão. Experimente-o neste doce de limão com gengibre, perfeito para combinar com queijos.

Como usar os citrinos em pratos salgados

Os citrinos são presença clássica a decorar, acompanhar e temperar os mais diversos pratos salgados. No caso de carnes e peixes gordos, como o pato ou o salmão, a acidez do limão corta de forma eficaz o sabor da gordura impedindo que o prato se torne enjoativo.

Noutros pratos, os citrinos simplesmente dão um toque de frescura que torna tudo mais interessante, como acontece neste creme de cenoura com laranja ou nestes filetes de robalo com laranja. E há ainda os casos em que a acidez é o sabor que se quer assumidamente predominante: acontece nos tradicionais carapaus alimados e no ceviche, que recorrem à lima para o efeito.

Truques para usar os citrinos na cozinha

  • Mais sumarentos: para fazer sumo, leve os frutos com casca ao microondas durante 20 ou 30 segundos, antes de espremer.
  • Sem pele: para tornar mais fácil a remoção da parte branca das laranjas, mergulhe a fruta em água a ferver, retire de imediato e deixe arrefecer por cinco minutos antes de descascar.
  • Cortar a casca para usar como tempero ou ingrediente: a melhor maneira é usar um ralador ou uma faca bem afiada.
  • Para sumo: esprema os frutos apenas na hora, já que as propriedades da vitamina C desaparecem rapidamente.
  • Congelar: pode congelar facilmente o sumo de limão e outros citrinos em cuvetes de gelo para usar mais tarde em sumos ou outros pratos.
  • Aproveite a casca: rica em nutrientes e fibra, pode ser congelada em forma de raspa e usada em marinadas, molhos e sopas. Na clássica receita francesa de tiras de laranja confitadas com chocolate, chamada “Orangettes”, sobe à categoria de ingrediente principal.
Dica
Saiba usar os citrinos e não desperdice! Veja quatro coisas que pode fazer com as cascas de citrinos.
Receba novas receitas todas as semanas
Subscrever newsletter
Já tem a sua revista Sabe Bem?
Comprar revistaLink externo
De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde

É tão bom
encontrar-nos assim.

Em qualquer lado.

Encontre-nos em: