Pesquisa Pesquisa Área de Utilizador
Fechar pesquisa
Poupa MaisPoupa Mais

10 dicas sobre chocolate

10 dicas sobre chocolate
O sabor a chocolate é um dos mais ricos e complexos. Combina características de acidez, amargo e doce. Aprenda a cozinhar com chocolate com estas 10 dicas.
Link copiado

Dicas

 

1. Experimente usar chocolate sem ser em sobremesas

As virtudes do chocolate em receitas doces são sobejamente conhecidas. Mas há muito para descobrir na combinação com pratos salgados. O segredo é olhar para este ingrediente como uma especiaria.

Na cozinha mexicana, são bem conhecidos os molhos “mole”, feitos com chocolate e pimentas, para acompanhar pratos de carne. O resultado é um sabor agridoce que combina muito bem com carnes vermelhas. Passada a estranheza inicial, a combinação é surpreendentemente boa. Não acredita? Encha-se de coragem e faça esta receita de coelho com chocolate e caril.

Em Itália, a combinação de chocolate com massas é frequente. A receita não podia ser mais simples: um prato de pasta à sua escolha (cozida al dente, claro), um punhado de nozes picadas, queijo gorgonzola (ou outro queijo azul) e raspas de chocolate negro por cima. Tente em casa, a vida não voltará a ser a mesma!

2. Arrisque usá-lo como especiaria

Experimente adicionar pedacinhos de chocolate negro a pratos de arroz ou em saladas. Se faz pão em casa, junte um quadrado ou dois de chocolate negro aos ingredientes e coma com queijo. É de chorar por mais.

3. Domine o banho-maria

Quando precisar de derreter chocolate, não misture água e nunca o coloque diretamente sobre o lume: recorra ao banho-maria ou faça-o em pequenos intervalos no micro-ondas. Veja como derreter chocolate.

4. É perfeito para bebidas 

Nas bebidas, o chocolate também arrasa. A começar por uma boa chávena de chocolate quente, simples ou com uma pitada de baunilha, malagueta, canela, entre outras possibilidades, tal como marshmallows partidos aos pedacinhos. Ou pelos vários licores de chocolate, provenientes um pouco de todo o mundo, para saborear depois da refeição ou incorporar em variadas e apetitosas sobremesas.

Há poucas coisas melhores numa noite de inverno do que beber uma chávena de chocolate quente fumegante.

Foram os suíços que inventaram a arte de combinar o chocolate com leite elevando-a ao expoente máximo de iguaria gourmet. Fazê-lo em casa é simples. Veja como.

5. Consiga um creme de barrar de chocolate mais saudável

Se há casamento perfeito é o do chocolate com a avelã. Concilie estes dois ingredientes, optando por um chocolate com no mínimo 70% de cacau, e prepare um delicioso creme de chocolate e avelã caseiro. Veja como.

6. Chocolate de leite ou chocolate negro?

A resposta é fácil: os dois. Cozinhar com chocolate negro ou chocolate de leite é completamente diferente. Uma das qualidades do chocolate negro é a de absorver a humidade, o que contribui para dar densidade, engrossar e emulsionar souflés, bolos, recheios e coberturas (é por isso que é tão fácil fazer bolos de chocolate sem farinha). O chocolate negro tem também uma acidez natural que realça outros sabores. Na verdade, antes da adição de açúcar (uma invenção suíça) era encarado como um tempero ou especiaria. Deste ponto de vista não é estranho pensar em usar o cacau em pó puro ou o chocolate amargo para cozinhar pratos salgados.

Já o chocolate de leite (com maior percentagem de açúcar) tem o efeito oposto: aumenta a fluidez dos líquidos. Por isso não resulta bem substituir o tipo de chocolate numa receita. Se a receita for forte no sal e nos temperos, o melhor é escolher um chocolate mais adocicado. Já em receitas menos temperadas, um chocolate amargo (70% cacau) combinará melhor. Sugestão: faça salmão grelhado e tempere com sal, limão e um molho de chocolate preto com pimenta.

7. Aprenda a arte do ganache

Para ser um especialista em chocolate convém saber o que é o ganache, um termo francês que se refere a uma pasta feita com chocolate e natas e que pode ser usada para diversos fins, como cobertura de bolos ou recheio de trufas. Saiba como fazê-lo.

8. Conserve-o ao fresco

Mantenha o chocolate num local fresco, escuro e seco, a uma temperatura entre 15ºC e 21ºC e afastado de cheiros intensos que possam ser absorvidos. Nesta faixa o chocolate mantém todas as propriedades e conserva-se por muitos meses.

9. Use apenas a melhor matéria-prima

No Pingo Doce encontra várias gamas de chocolates da melhor qualidade, desenvolvidas segundo os mais rigorosos critérios: dos Momentos Únicos, carimbado com o selo que atesta a superior qualidade do chocolate belga, à Pura Vida, sem açúcares adicionados e para quem tem preocupações com a alimentação, aos chocolates com pepitas, encontra o ideal para si e para cada utilização. Veja a oferta Pingo Doce.

10. Pratique com receitas de doces

Por mais ideias e tendências que surjam, nada substitui o prazer de ter (e proporcionar) momentos doces. E só há uma forma de testar tudo o que aprendeu: cozinhar, cozinhar, cozinhar. Se forem doces tanto melhor. Descubra dezenas de ideias na nossa coleção de doces com chocolate.

Saiba mais
Descubra a nossa coleção de receitas com chocolate e delicie-se sem culpas!
Receba novas receitas todas as semanas
Subscrever newsletter
Já tem a sua revista Sabe Bem?
Comprar revistaLink externo
De momento não foi possível processar o seu pedido, por favor tente mais tarde

É tão bom
encontrar-nos assim.

Em qualquer lado.

Encontre-nos em: