Há poucas coisas tão boas e populares do que o camarão. Seja cozido, frito, salteado, no arroz de marisco ou na cataplana. Há quem não faça caldeirada sem ele e quem o prefira apenas cozido, fresco, com um pouco de maionese e uma cerveja a acompanhar. O camarão Pingo Doce é ideal para qualquer receita ou ocasião.

Camarão Pingo Doce

O camarão é uma espécie peculiar. Tem um aspecto divertido e tanto pode ser marinho como de água doce e o tamanho varia muito consoante a espécie.

Os camarões pertencem à espécie dos crustáceos e… têm o coração na cabeça. E sim, uma gamba é um camarão. É apenas outro nome pelo qual é conhecido este simpático crustáceo.

Os camarões do Pingo Doce

Pode encontrar três variedades no Pingo Doce: o camarão-de-patas-brancas ou camarão-do-Pacífico (Litopenaeus Vannamei), o camarão-tigre-gigante (Penaeus Monodon) e o camarão-indiano (Penaeus Indicus), a espécie mais comercializada.

O de patas-brancas tem um sabor adocicado quando cozido, próprio desta espécie. A cor varia entre o laranja suave, ao avermelhado, com laivos brancos, principalmente no abdómen.

O camarão-tigre-gigante, de sabor mais salgado, vai do laranja suave ao vermelho intenso, com listas mais escuras nos ligamentos da casca (daí o nome tigre). Este é um camarão grande, carnudo, suculento.

Já o camarão-indiano é mais claro, com uma tonalidade entre o amarelo e laranja suave, com um abdómen branco ou amarelo claro.

VEJA MAIS: Como cozer camarão

Controlo de qualidade

O processo de controlo de qualidade do Pingo Doce é rigoroso. Ao mínimo defeito o camarão é rejeitado, nem que seja uma cabeça a soltar-se do corpo. Para tal, existe um caderno de encargos e regras que são obrigatoriamente seguidas pelos colaboradores do Pingo Doce, responsáveis pelo controlo de qualidade, para que à sua mesa só chegue o melhor.

VEJA MAIS: Como grelhar camarão

Tags: