A origem

Terra e sol, água e carinho. Por carinho entenda-se dedicação e trabalho. É aqui que reside o segredo do sabor refrescante dos melões produzidos em pleno Alentejo, para o Pingo Doce. Ao todo são 26 hectares de terra dedicada ao melão, onde nascem entre 30 a 35 toneladas deste fruto por hectare, se tudo correr bem e se o tempo não atrapalhar. Grandes, saborosos, de polpa suculenta e doce, são plantados em Abril e apanhados em meados de Junho.

Melões deliciosos e suculentos, não nascem ao acaso. Antes de mais, precisam de solo fértil e muito sol. Há que criar um ambiente completo, trabalhar bem a terra, remexendo com o tractor numa fase inicial, alimentá-la com tudo o que precisa, só assim se consegue evitar que o melão “estale” com o calor, danificando as raízes dos melões em crescimento. Há que garantir a qualidade de uma fruta doce e saudável.

O melão Pingo Doce não só tem boa qualidade, como também tem bom aspecto, além disso é grande e dono de um belíssimo sabor.

Sabe bem, faz bem

Com elevado teor de água na sua composição e pobre em calorias, o melão é fonte de vitaminas e fibras, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Apenas uma chávena de melão basta para suprir metade das necessidades diárias de vitamina C, fortalecendo o sistema imunitário e protegendo o organismo contra infecções. O melão encontra-se na melhor forma assim que o Verão se anuncia. Nas lojas Pingo Doce está disponível de Maio a Setembro, chegando muitas vezes até início de Outubro.

Aprenda a escolher

Escolha o melão que apresente casca firme, sem rachas nem partes moles, mas que ceda, ligeiramente, quando comprimido nas extremidades. Este é um indicador de que está maduro e pronto a comer. Em caso de dúvida, pegue em dois melões, mais ou menos do mesmo tamanho, e escolha o mais pesado. Se ao cheirar sentir um aroma suave e agradável, é bom sinal. Deve ainda reparar no pé. Se estiver seco e enrolado, da cor do tabaco, é sinal de que está maduro. Fique a saber mais aqui.

Como conservar

O melão deve ser conservado em local fresco e arejado, podendo manter-se assim uma semana. Depois de aberto, guarde no frigorífico, coberto com película aderente ou papel de alumínio, para que não absorva odores de outros alimentos. Para acelerar o amadurecimento, pode envolvê-lo numa folha de jornal durante um ou dois dias.

Como preparar

De polpa doce e sumarenta, o melão verde Pingo Doce é um dos melhores embaixadores do Verão: ao natural, em pratos tão variados como a tradicional entrada de melão e presunto, sopas frias, sangrias ou outras bebidas, ou cozinhado, em bolos, mousses ou pudins, faz as delícias de todos.

Receitas com melão

Experimente a nossa receita de sopa fria de melão, o shot de melão, o melão com lima e manjericão ou o delicioso melão batido com bolachas.