Chamam-lhe também ameixa do Japão, no entanto, e ao contrário do que o nome indica, a nêspera veio da China. Porque é que se chama ameixa do Japão? A resposta é simples, é que o Japão já as planta há mais de mil anos e transformou-se no maior produtor de nêsperas do mundo.

Na China, onde é vendida acabada de apanhar, ainda presa aos ramos, atados uns aos outros com um cordel, é muito ligada ao… amor pecaminoso das antigas cortesãs.

Em Itália, na ilha de Capri, por exemplo, as nêsperas são vendidas em cones de papel (como as castanhas em Portugal) quase como uma guloseima.

E se este fruto é muito popular em Portugal, Espanha e Ásia, o mesmo não acontece, por exemplo, nos EUA, apesar de a Califórnia ter uma boa plantação de nespereiras. Lá, o fruto que todos os portugueses se habituaram a ver à venda (ou nas árvores) no final da Primavera, não é muito consumido.

Características da nêspera

A árvore é muito resistente a pragas e doenças, pelo que é sempre uma boa opção para ter no quintal, que convém que seja espaçoso, pois a árvore cresce bastante e tem grande longevidade. Ao contrário de outras árvores, as suas flores surgem no Outono e os frutos começam a amadurecer no final do Inverno, início da Primavera.

Nutricionalmente falando, a sua cor alaranjada provém do beta caroteno, um antioxidante poderoso que protege as células de agressões exteriores e pode melhorar a função do sistema imunitário.

A nêspera é um fruto bastante delicado, dono de uma polpa perfumada e doce. As suas flores têm um cheiro característico, doce e muito agradável e talvez seja por isso que tantas pessoas gostem de as ter por perto, nos seus quintais.

Tags: