A origem

A açorda alentejana terá surgido no século VII, na altura das invasões árabes, originária de um prato árabe chamado tharid, feito com pão desfeito num caldo de água aromatizada e com ervas e azeite.

São várias as formas de fazer açorda, entre elas com a água de cozer bacalhau ou pescada, com amêijoas, com tomate ou com pimentos. À falta de coentros use-se o poejo.

A açorda lhe ensinamos a preparar é aquela a que está habituado a comer nos restaurantes, nomeadamente a açorda com camarão. Tem uma consistência mais próxima das migas, mas é ligeiramente mais líquida e aveludada. E, ao contrário das migas, não vai à frigideira para ser tostada por fora. Assim que sai do lume, deita-se a gema de ovo e está pronta a comer. Esta técnica ensina-o a fazer uma açorda básica, ou melhor, a base de qualquer outra açorda.

Clique nas imagens e saiba a técnica para fazer açorda à… não alentejana. Se dominar esta técnica conseguirá fazer qualquer outra açorda. Bom proveito!

Lista de ingredientes
4 fatias de pão (de preferência alentejano e com dois dias)
2 colheres de sopa de azeite
2 alhos picados
1/2 molho de coentros picados
1 colher de chá de sal
2 chávenas de água quente

Como fazer açorda

Passo-a-passo

Como fazer açorda
1. Comece por fazer um refogado com azeite e alhos picados. Também pode desfazer o alho com o sal num almofariz

Como fazer açorda

2. Junte o pão cortado aos pedaços. Envolva e, logo a seguir, junte metade dos coentros que irá utilizar. Mexa bem e envolva no refogado

Como fazer açorda
3. Pouco a pouco vá juntando água quente sem parar de mexer. O pão irá desfazer-se e começará a formar uma papa. A açorda não deverá ficar nem muito líquida, nem muito dura. Assim que estiver na consistência desejada, não junte mais água

Como fazer açorda
4. Depois, tire o tacho do lume e junte a gema crua e os restantes coentros

Como fazer açorda
5. Mexa logo de seguida para que a gema cozinhe com o calor da açorda. Envolva bem

Como fazer açorda
6. Sirva de imediato. Com esta técnica poderá fazer qualquer açorda que desejar

SAIBA MAIS: açorda de cação, açorda de camarão, açorda de tintureira