Preparação

Passo 1
O abacate deve ser maduro, mas não demasiado. Para escolher o abacate, deve optar por um que ceda ao toque. Experimente tirar o pé do abacate e veja a cor que fica por baixo: se estiver amarelo está bom para comer, se estiver esverdeado, ainda não está no ponto. Se for o caso, deixe-o à temperatura ambiente durante alguns dias ou embrulhe-o em papel escuro até ficar maduro.
Passo 2
Para começar a descascar abacate, dê um golpe à volta do abacate, verticalmente, rodando o fruto. A faca deve ir até ao caroço.
Passo 3
Com as mãos, rode o abacate para separar as metades.
Passo 4
Deverá ficar com este aspeto, com as duas metades perfeitamente separadas.
Passo 5
Para tirar o caroço de forma a deixar o fruto sem mazelas e inteiro, enterre num só golpe a faca no caroço e puxe rapidamente.
Passo 6
Com a ajuda de uma colher, tire a polpa do abacate. Coloque a colher bem rente à casca e vá rodando o fruto para que a polpa saia inteira.
Passo 7
A polpa deverá sair inteira e sem desperdício. Pode juntar a uma salada, comer numa torrada, com mel ou umas pedrinhas de sal marinho, fazer guacamole ou qualquer outro molho. Dica: Não se esqueça de deitar umas gotas de limão para que não escureça.
Dicas
Há muitas coisas que pode fazer com abacate, desde guacamole, saladas, tostas e torradas com abacate e mel, entre muitas outras opções. Este fruto é versátil, e tanto pode ser consumido salgado como doce. A sua textura cremosa é ideal para barrar no pão. Não se esqueça de adicionar sempre umas gotas de limão ou lima para evitar que oxide e escureça ao ar. Experimente estas deliciosas receitas com abacate: omeleta de queijo e abacate, quinoa salteada com ovo e abacate, cheesecake de lima e abacate e mousse chocolate com abacate e avelã.