É um dos mais populares, doces, sumarentos e apreciados frutos em Portugal e no Mediterrânico. Além disso, tem uma cor viva e as flores mais perfumadas que alguma vez sentirá. A laranja é uma estrela, e merece.
Origem
A laranja terá surgido no Sudeste Asiático cerca de 4000 anos a.C. No século IX já estava no norte de África e, no século XII, chegava à Península Ibérica. Foram os exploradores portugueses e espanhóis que as levaram para a América do Sul e do Norte. Nessa altura descobriram que o consumo de laranja evitava o escorbuto, uma doença provocada pela carência de vitamina C e da qual muitos marinheiros sofriam por passarem vários meses no mar, sem fruta ou legumes frescos.
SAIBA MAIS: Como descascar laranja
O lado romântico da laranja

As laranjeiras, onde crescem, florescem de tal forma que em alguns países são consideradas um símbolo de fertilidade.
Na ilha da Sardenha, em Itália, os carros dos noivos são decorados com flores de laranjeira e na ilha de Creta, na Grécia, os noivos são borrifados com água de flor de laranjeira para que tenham um casamento feliz, próspero e com filhos.
Até nos Estados Unidos muitas noivas usam flor de laranjeira nos bouquets ou em arranjos no cabelo. Em Portugal, o uso da flor de laranjeira pelas noivas também faz parte da tradição, como símbolo de pureza e fertilidade.
Características
Existem três grandes tipos de laranjas: as doces, as amargas e as de pele fina. As laranjas são uma excelente fonte de vitamina C. São também uma boa fonte de ácido fólico.
Escolha sempre laranjas pesadas e de cor viva, com a casca sem golpes ou manchas. Duram vários dias quando conservadas à temperatura ambiente, mas também podem ser conservadas no frigorífico.
RECEITAS: Saiba como fazer torta de laranja e bolo de laranja e cenoura