Grandes, médias ou pequenas, tudo depende de como gosta de as ver compostas no prato. Tenha em conta que deverão ficar todas do mesmo tamanho – vai querer que cozinhem de forma homogénea.

A base deve incluir carne, ovos, pão ralado (ou bolachas crackers Pingo Doce trituradas), leite (ou água), sal, cebola e alho. Pode sempre criar novas misturas e experimentar novos ingredientes. Atreva-se a ser dono da sua receita. Adicione legumes variados, enriquecendo o sabor das suas almôndegas, mas tenha em conta que os legumes vão largar de forma natural a sua água e tornar o preparado mais líquido.

Para almôndegas mais leves e secas utilize carne de aves. Se gosta delas mais tenras e suculentas, use carne de porco ou carne de vaca. Misturar vários tipos de carne pode ser também uma boa opção. Seja arrojado e arrisque a fazer almôndegas de salmão ou de atum fresco. De diferente paladar e textura, estes peixes conferem um sabor igualmente suculento.

No forno, de consistência mais seca, ou num estufado, mergulhadas em molho de tomate, são muitas as opções para preparar as almôndegas. Fique sempre atento ao tempo de cozedura – as almôndegas não se querem rijas. Espreite a nossa receita de almôndegas com legumes e fique com ideias para a próxima refeição.

Vai precisar de:

Taça larga
Faca
Tábua de corte
Tacho e tampa
Tabuleiro de forno e papel vegetal

Lista de ingredientes (aprox. 28 almôndegas)

0,5 dl de leite meio-gordo
45 g de pão ralado (alternativa, um pacote de bolachas crackers trituradas)
1 ovo M
1 colher de chá de sal
45 g de queijo ralado mozzarella Pingo Doce (para um sabor mais intenso pode substituir por queijo da ilha ralado Pingo Doce)
10 g de salsa (ou coentros) picada (2 colheres de sopa)
450 g de carne (porco, vaca, galinha ou perú)
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado

Como fazer almôndegas: ingredientes

Passo-a-passo

 

Como fazer almôndegas: passo 1

1. Coloque numa taça a carne picada, a cebola, a salsa, o alho, o queijo ralado e o sal

Como fazer almôndegas: passo 2

2. Envolva lentamente o preparado com as mãos

Como fazer almôndegas: passo 3

3. Coloque o pão ralado, o ovo batido e o leite

Como fazer almôndegas: passo 4

4. Volte a envolver lentamente. Tente não amassar e trabalhe com a ponta dos dedos

Como fazer almôndegas: passo 5

5. Retire pequenas porções e comece a criar as almôndegas. Enrole a carne na zona da palma das mãos (humedeça-as para facilitar o processo). Estão prontas a cozinhar!

Para almôndegas assadas

 

Como fazer almôndegas assadas

Coloque papel vegetal num tabuleiro e disponha as almôndegas. Ligue o forno a 1800 e cozinhe durante 25 a 30 minutos. Caso tenha preparado as suas almôndegas com carnes magras diminua o tempo de cozedura para 20 a 25 minutos

Como fazer almôndegas assadas

Para almôndegas estufadas

 

Como fazer almôndegas estufadas

Coloque molho de tomate com basílico Pingo Doce num tacho e disponha as almôndegas. Tape e cozinhe em lume baixo durante 30 a 35 minutos

Como fazer almôndegas estufadas

No frigorífico

As almôndegas cruas podem ser conservadas no frigorífico, bem acondicionadas, um dia (evite esmagá-las). As cozinhadas podem ser conservadas no frigorífico uma semana.

No congelador

As almôndegas são ideais para congelar e comer mais tarde. Se optar por guardá-las cruas, coloque-as num tabuleiro pequeno e depois durante uns minutos no congelador. Assim que estiverem congeladas ponha-as em sacos de congelação ou numa embalagem apropriada. Congeladas cruas duram até um mês.

Caso estejam cozinhadas certifique-se que as almôndegas estão frias antes de as congelar. Coloque-as numa embalagem apropriada. Cozinhadas e congeladas duram até dois meses.

Para descongelá-las, ponha-as no frigorífico durante a noite ou directamente num tacho e aqueça durante 10 a 15 minutos.