Sugerimos-lhe que aprenda a fazer manteiga de ervas, que pode ser o ingrediente estrela em qualquer almoço ou jantar com amigos e família. Esta manteiga pode servir para entreter os convivas enquanto a refeição ainda não está pronta, entre dois dedos de conversa, bastando que ponha pão, torradas de pão caseiro ou tostinhas na mesa.

A manteiga de ervas é ideal para pôr por cima de simples bifes grelhados, frango cozido ou grelhado ou para terminar um arroz cozido. As batatas cozidas ou assadas com uma colherada de manteiga de ervas por cima ganham uma vida nova. O peixe grelhado ou assado brilham com uma noz de manteiga.

O processo é muito simples e assim que dominar a técnica mais básica pode experimentar com outras ervas ou com outros ingredientes, como alho ou bacon, para ter sempre uma alternativa nos seus jantares. Pode até congelar algumas porções, que pode usar quando precisar para cozinhar. Só precisa de manteiga, de um punhado de ervas e de sal e pimenta. Depois é só embrulhar em papel vegetal e guardar para as necessidades.

Experimente esta técnica com manteiga dos Açores.

Saiba como fazer manteiga de ervas de forma fácil e rápida.

Como fazer manteiga de ervasIngredientes
1 pacote de manteiga Pingo Doce
Erva aromáticas (coentros, salsa, cebolinho, tomilho)

Vai precisar de
Espátula
Película aderente

Passo-a-passo

Como fazer manteiga de ervas1. Coloque a manteiga numa taça e corte as ervas. Faça-o com uma tesoura – vai facilitar o trabalho e sujar menos loiça. Se quiser também pode juntar alho ralado.

Como fazer manteiga de ervas2. Misture muito bem as ervas todas com a manteiga com a ajuda da espátula.

Como fazer manteiga de ervas3. Espalhe a manteiga na película aderente com uma forma mais ou menos cilíndrica.

Como fazer manteiga de ervas4. Enrole a película de um lado, acondicionando bem a manteiga.

Como fazer manteiga de ervas5. Faça o mesmo do outro lado.

Como fazer manteiga de ervas6. Acondicione bem a manteiga e feche a película aderente de forma a que a manteiga fique com o formato cilíndrico. Será mais fácil para ser cortada em fatias. Leve ao frigorífico até solidificar bem.

Como fazer manteiga de ervas7. Retire do frigorífico, descarte a película aderente e corte em fatias e sirva.

SAIBA MAIS: Como congelar ervas aromáticas