Com ou sem molho, com carne ou peixe, à carbornara, bolonhesa, em forma de lasanha, de tubos, cotovelos como na massada de peixe, doce ou salgada, há uma coisa que é preciso saber: cozê-la. Há quatro erros comuns que se costumam fazer quando se coze massa e que são capazes de arruinar este alimento delicioso.

Saiba todos os truques para uma massa perfeita e como evitar estes quatro erros.

 

erros massa1.  Pôr a massa antes que a água esteja mesmo a ferver. Esta precipitação vai fazer com que a massa fique pegajosa e mole

erros massa2. Usar uma panela demasiado pequena. Isto faz com que a temperatura da água baixe muito assim que a massa é adicionada fazendo com que… isso, a massa fique pegajosa e sem graça.

erros massa3. Não mexer a massa e não pôr sal na água. Mexer a massa é crucial! Só assim consegue fazer com a massa se despegue e coza de forma igual. O sal deve ser posto na água, antes mesmo de começar a ferver. Segundo os italianos a água da massa deve ser tão salgada como o mar. A massa não absorve esse sal todo, mas vai ficar menos viscosa e isso, já se sabe, é bom

erros massa4. Passar a massa em água fria depois de estar cozida. Não! Nunca faça isso. Além de ser desnecessário, vai tirar o sabor e o amido da massa que ajuda o molho a agarrar-se a ela.

Descubra estas receitas de massa al dente.

Tags: