Mercadao

Loja
online

A maior variedade do peixe mais fresco

“A frescura e variedade do nosso peixe está à vista de todos!”

Eunice Arrifes, Responsável de Peixaria do Pingo Doce da Cova da Piedade

A servir os clientes Pingo Doce há 6 anos, continua a oferecer o melhor serviço, as melhores dicas e os maiores sorrisos do bairro.

Peixaria

Na Peixaria do Pingo Doce, tratamos do peixe desde a origem até chegar a si. Aconselhamos e tiramos dúvidas para que prepare as melhores receitas.

Variedade do peixe de A a Z

Abrótea

Phycis phycis

A abrótea é uma espécie parente do bacalhau. É um peixe de hábitos nocturnos, refugiando-se durante o dia em buracos ou pequenas grutas. Pode ser encontrado nas zonas costeiras em águas até os 600 m de profundidade. De carne branca e muito suculenta, idealmente cozinhado em postas ou filetes. Se gosta de uma boa posta de peixe cozido, peça na peixaria postas altas. Se prefere postas mais finas ou filetes, frite-os e acompanhe com arroz malandrinho. A abrótea é um peixe rico em fósforo contribuindo para a manutenção de dentes e ossos.

Amêijoa-boa

Ruditapes decussata

A amêijoa-boa (ou amêijoa-legítima ou amêijoa-fina) é um molusco bivalve de corpo mole que habita em fundos arenosos junto à costa. Idealmente, deve ser estufada ou cozida. Cozinhada à Bulhão Pato, um dos pratos mais típicos da gastronomia portuguesa. Recomendamos que sirva quente, com manteiga derretida e muitos coentros. É uma excelente fonte de magnésio, vitamina A e vitamina D.

Atum

Thunnus albacares

O atum é um peixe de tom “rosado” que pode atingir grandes dimensões. Desloca-se em cardumes e é considerado um grande nadador, capaz de percorrer grandes distâncias. Deve pedir inteiro se pretender assar, em postas é ideal para cozer, e em filetes basta colocá-los numa grelha com umas pedras de sal. É um peixe muito apreciado também na cozinha japonesa em sushi ou sashimi. É uma excelente fonte de selénio, vitamina B12 e vitamina D, contribuindo para o funcionamento do sistema imunitário.

Bacalhau fresco

Gadus morhua

O bacalhau fresco, mais conhecido como Skrei é um bacalhau de excelência e muito saboroso. É um peixe com uma textura mais firme e rica do que o bacalhau convencional (de cura tradicional). A sua carne é tenra, com lascas brancas e suculentas. Estas características devem-se aos milhares de quilómetros percorridos contra fortes correntes de águas frias. Esta migração torna-o mais musculado e mais carnudo. Na peixaria Pingo Doce pode encontrar o Skrei cortado e arranjado às postas ou lombos, ideal para grelhar, assar ou simplesmente cozer. O bacalhau fresco contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário e do normal funcionamento da tiróide. É um excelente antioxidante.
*Na peixaria Pingo Doce o Skrei selvagem está normalmente disponível em épocas específicas de pesca (de Fevereiro a Abril, durante a desova), fora da época de pesca pode encontrar Skrei de viveiro.

Carapau

Trachurus trachurus

O carapau é um peixe muito apreciado pelos portugueses. Tem diferentes nomes consoante a sua dimensão: “pelim” ou “joaquinzinho” quando são de dimensão mais pequena, ou chicharro quando muito grande. Nas nossas peixarias não irá encontrar carapau com menos de 15 cm, visto ser o tamanho mínimo legal de captura. É um peixe delicioso e muito versátil na cozinha. Vendidos inteiros na nossa peixaria, é um peixe perfeito para grelhar, assar ou fritar. Se gosta de desafios, corte o carapau em filetes e prepare os famosos carapaus alimados, ou passe os filetes em farinha e frite em óleo bem quente. Excelente fonte de selénio, vitaminas B12 e vitamina D.

Cavala

Scomber colias

A cavala é um peixe abundante na costa atlântica portuguesa. É um peixe fácil de cozinhar seja fresco da nossa peixaria ou em conserva. A cavala Inteira fresca pode ser assada, cozida ou frita. Se prefere um peixe grelhado, experimente pedi-lo na sua peixaria Pingo Doce escalado. A cavala é muito semelhante à sarda mas a cavala tem sardas no ventre e a sarda não, razão pela qual se diz que “a sarda é mentirosa”. É um peixe com alto teor de ómega 3, que contribui para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue.

Corvina

Argyrosomus regius

A corvina é um peixe de cor prateada que pode ser confecionado em postas e de várias maneiras - grelhada, cozida, estufada ou assada. Se preferir cozinhá-la inteira, o método ideal é assar. Ao servir, pode ser acompanhada por alguns dos ingredientes utilizados na marinada. Tratando-se de uma excelente fonte de vitamina D, a corvina contribui para os níveis normais de cálcio no sangue e para a manutenção do sistema imunitário. É também uma fonte de vitamina B12 e de selénio.

Dourada

Sparus aurata

A dourada é um dos peixes mais apreciados pelos portugueses. De carne branca e suculenta, é um peixe muito fácil de confeccionar. A dourada inteira é normalmente assada no forno – adicione batatinha e terá uma refeição deliciosa e completa. Se pedir escalada, experimente fritar ou grelhar. É uma excelente fonte de ómega 3, de vitamina D que contribui para um bom funcionamento muscular.

Garoupa

Epinephelus aeneus

A garoupa é um peixe de corpo robusto, que pode atingir 1 metro de comprimento. Muito apreciado por ser tenro, macio, e muito saboroso. Normalmente vendido às postas para consumir cozido ou grelhado. A cabeça de garoupa, para apreciadores, é considerada um verdadeiro petisco! É uma excelente fonte em vitamina D.

Imperador

Beryx decadactylus

O imperador é um peixe de olhos grandes e cor "lacre”. Saboroso e versátil, pode ser cozinhado de várias formas. Quando servido inteiro, recomendamos que seja grelhado ou assado. Se prefere cozido, deve pedi-lo às postas. É uma excelente fonte de vitamina D que contribui para os níveis normais de cálcio no sangue, na manutenção do funcionamento muscular e do sistema imunitário.

Linguado

Solea solea

O corpo do linguado é oval e achatado, habitualmente de cor branca na parte inferior e castanho-escuro na parte superior. É um peixe de carne delicada e suculenta, ideal para fritar em filetes. Quando confecionado por inteiro deve ser grelhado. O linguado é uma excelente fonte de selénio, indispensável à saúde do nosso organismo.

Pargo Mulato

Plectorhinchus mediterraneus

O pargo mulato tem um corpo oval e uma linha lateral distinta até à barbatana caudal. É um peixe de carne branca e deliciosa, bastante versátil. Se preferir cozinhá-lo inteiro, o melhor é assar. Mas se pedir uma posta na sua peixaria Pingo Doce, então aconselhamos a que coza ou frite para tirar o melhor partido do seu sabor. É um peixe com baixo teor de gordura e uma excelente fonte de vitamina B12.

Peixe-espada Preto

Aphanopus carbo

O peixe-espada preto é uma espécie singular, sem escamas, de corpo achatado em forma de “fita”. É um peixe de carne magra e delicada, muito típico na gastronomia da região da Madeira. Um peixe de carne suculenta e branca, que pode ser preparado grelhado ou cozido, inteiro ou em postas. Em finos filetes pode igualmente ser grelhado ou frito. É uma excelente fonte de vitamina B12, contribuindo para o normal funcionamento do sistema nervoso, na formação de glóbulos vermelhos e do funcionamento do sistema imunitário.

Pescada

Merluccius merluccius

A pescada é um peixe com variadas espécies no mundo inteiro. Pode encontrar a espécie merluccius merluccios na sua peixaria Pingo Doce em variados tamanhos. Normalmente adquirida às postas e pode ser grelhada, cozida ou frita, como preferir. É um peixe rico em fósforo, contribuindo para a manutenção dos dentes e dos ossos.

Robalo

Dicentrarchus labrax

O robalo é um peixe de corpo alongado e prateado, de carne branca e suculenta, muito apreciada na maioria das cozinhas portuguesas. É ideal para assar inteiro, escalado pode ser frito ou grelhado. O robalo é uma excelente fonte de selénio, contribuindo para a manutenção do cabelo e das unhas, para o funcionamento do sistema imunitário, e da tiróide.

Salmão

Salmo Salar

O salmão é um peixe de tonalidade “rosada” proveniente de um pigmento - a astaxantina, presente nos camarões marinhos ingeridos por este peixe. Muito versátil na cozinha, é um peixe rápido de cozinhar. Grelhado em postas ou filetes, normalmente combinado com massas ou saladas. Cozinhado inteiro e assado com limão e ervas, é uma sugestão simples e deliciosa. O salmão é uma boa fonte de ácidos gordos ómega 3 e baixo teor de colesterol.

Sardinha

Sardina pilchardus

A sardinha é o peixe mais popular das festas de Verão, mas é também a principal espécie usada na indústria conserveira portuguesa, representando quase metade das capturas da frota nacional. Famosa preparada inteira e grelhada na brasa, pode ser também frita em óleo abundante depois de envolvida em farinha. Em finos filetes pode ser grelhada. A sardinha é um peixe com alto teor de ómega 3, que contribui para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue.

Tamboril

Lophius piscatorius/Lophius budegassa

O tamboril é um peixe de carne branca e tenra. Disponível na peixaria Pingo Doce inteiro ou em postas. É um peixe que se adapta bem a qualquer mesa portuguesa, num arroz malandrino ou numa típica caldeirada, combina bem com outros peixes e mariscos, e óptimo em fondue. É um peixe rico em fósforo, que contribui para a manutenção de dentes e ossos, e para o funcionamento das membranas das células.

Frescos 100% frescos estão no Pingo Doce

Todos os nossos produtos frescos têm a garantia da frescura e da satisfação.
Se não ficar satisfeito, devolvemos o seu valor.

Saiba mais