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A Saúde Alimenta‑se

Comer bem é o primeiro passo para viver melhor

Escolhas informadas para uma vida mais saudável

O Pingo Doce e a CUF uniram-se com o objectivo de promover a saúde através da alimentação, fomentando escolhas informadas e bons hábitos alimentares. O programa “A Saúde Alimenta-se” dá a conhecer as propriedades de algumas frutas e legumes, bem como o papel que podem desempenhar numa alimentação diversificada e equilibrada, para que possa seleccionar aqueles que mais se adequam às suas necessidades e estilo de vida. Porque variar e garantir uma alimentação adequada são princípios fundamentais para o bem-estar.
Uma boa receita para quem procura ter uma vida mais saudável e feliz.

A Saúde Alimenta-se

Bons aliados

Saber o que comer é essencial para desfrutar de uma vida mais saudável. Conheça as propriedades e os benefícios de alguns alimentos importantes para a saúde.

Todos os alimentos apresentados devem fazer parte de uma dieta equilibrada e variada

Maçã

Além de ser um alimento prático, ideal para comer a qualquer hora, a maçã contém pectina, um tipo de fibra solúvel, que contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue. Para tal, são necessários pelo menos 6 g de pectina, sendo que 100 g de maçã já fornecem em média 3 g. É como diz a expressão “Uma maçã por dia, não sabe o bem que lhe fazia”. Pois bem, agora já sabe.

Espinafres

Em sopas ou saladas, como ingrediente ou acompanhamento, os espinafres são um ingrediente muito presente na alimentação dos portugueses. Fonte de betacaroteno, convertido parcialmente em vitamina A no organismo, é importante para a visão, para o sistema imunitário e para a integridade da pele. Já o ácido fólico, presente em quantidade significativa, contribui para o funcionamento adequado do sistema imunitário.

Alho

Ingrediente essencial na cozinha mediterrânica, o alho é muito rico em compostos sulfurados, sendo o mais conhecido a alicina, que se libertam quando picados, triturados ou mastigados. São estes que lhe conferem o sabor e aroma tão intensos e característicos, que permitem dispensar o sal e a gordura em excesso, com ganhos naturais em saúde.

Gengibre

Aromático e dono de um sabor muito forte e intenso, o gengibre é usado como remédio caseiro para prevenir náuseas e enjoos. O gingerol, uma das substâncias activas neste ingrediente, tem um potencial efeito antioxidante e anti-inflamatório. Pode ser consumido cru ou cozinhado.

Laranja

Muito rica em vitamina C, a laranja aumenta as defesas do organismo ao mesmo tempo que protege a pele e as gengivas. Sabia que consumir uma laranja é mais vantajoso do que beber apenas o seu sumo? Ao consumir a fruta na totalidade, não desperdiça as membranas entre os gomos que são também uma fonte de pectina, uma fibra solúvel que contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue.

Batata-doce

Naturalmente doce, este tubérculo é uma excelente fonte de hidratos de carbono com fibra. A variedade de batata-doce de casca vermelha possui uma polpa amarela/alaranjada que reflecte a riqueza em betacaroteno. Este, convertido parcialmente em vitamina A no organismo, é importante para a visão, para o sistema imunitário e para a integridade da pele.

CUF

A saúde alimenta-se de informação

Para que possa fazer escolhas informadas e adequadas ao seu perfil, para além das nossas sugestões, fique a saber mais sobre a importância da alimentação na sua saúde e bem-estar, através dos conselhos dos especialistas da CUF.

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